Só decisão

Jogos de hoje: sete equipes lutam por três vagas na conclusão da primeira fase

Na última rodada dos grupos G e H, somente a Bélgica tem lugar assegurado nas oitavas

JOSE SENA GOULAO/EFE

Cristiano Ronaldo pode se despedir da Copa do Mundo hoje

No último dia da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, não vai faltar emoção na definição dos classificados dos grupos G e H. Nas duas chaves, somente a Bélgica, com seis pontos, tem lugar assegurado nas oitavas e todos ainda têm chances de seguir no Mundial – embora alguns com possibilidades bastante remotas. Confira abaixo:

Estados Unidos x Alemanha, às 13h, na Arena Pernambuco (Recife)

As suspeitas a respeito de um possível jogo de compadres entre as duas equipes que lideram o grupo G têm sido a tônica do noticiário. O empate classifica ambos, e a Alemanha tem um histórico de respeito no quesito pragmatismo, ainda que nunca tenha havido um empate entre os dois times em oito confrontos.

Em 1974, os germânicos perderam para a então Alemanha Oriental por 1 a 0, supostamente para pegar um caminho mais fácil no decorrer do torneio. Em 1982, a vitória alemã sobre a Áustria classificava os dois e, após o placar ser alcançado, foram 80 minutos de toques inúteis na bola. O filme vai se repetir?

Na seleção dos Estados Unidos, Altidore não joga e o esquema deve ser o mesmo adotado contra Portugal, com três volantes no meio de campo dando melhores oportunidades para o avanço dos laterais que devem tentar municiar Michael Bradley e Clint Dempsey.

Portugal x Gana, às 13h, no estádio Mané Garrincha (Brasília)

Os conterrâneos de Cristiano Ronaldo têm uma missão dura para buscar a classificação às oitavas de final. A goleada sofrida para a Alemanha na rodada de estreia cobra seu preço agora, já que os lusitanos têm quatro gols negativos de saldo, cinco a menos que os EUA e oito de diferença para a Alemanha. Ou seja, é preciso vencer Gana e tirar a diferença de tentos em relação ao derrotado na outra peleja.

O treinador Paulo Bento conta com a volta do zagueiro Pepe, que cumpriu suspensão automática na partida contra os EUA. Mas a seleção precisará mesmo é dos gols de Cristiano Ronaldo, que foi decisivo no confronto contra a Suécia, assegurando a vinda dos patrícios para cá. No entanto, em Copas, o craque do Real Madrid marcou apenas duas vezes em doze jogos.

Gana protagonizou um episódio, no mínimo, curioso nesta quarta-feira (25). O governo do país enviou 3 milhões de dólares por avião para pagar a premiação por participação no Mundial. Os africanos ameaçaram não viajar para Brasília caso o dinheiro não fosse pago.

Coreia do Sul x Bélgica, às 17h, na Arena Corinthians (São Paulo)

Na lanterna do grupo H do Mundial, os sul-coreanos tem um ponto e dois gols negativos de saldo. Para se classificar, precisam vencer a líder Bélgica, já classificada, e torcer por empate entre Rússia e Argélia. Em caso de vitória russa, precisariam vencer por mais de um tento de diferença, e o triunfo africano eliminaria a equipe asiática da Copa.

O comandante belga Marc Wilmots já adiantou que vai poupar dois atletas que apresentaram leves problemas físicos, Vincent Kompany e Thomas Vermaelen. E não descarta usar outros jogadores que ainda não atuaram no torneio. Ele respondeu ainda sobre as críticas do futebol pouco vistoso da Bélgica até agora com uma máxima boleira: “O importante no futebol é ganhar”.

Apesar de precisarem fazer gols, os sul-coreanos têm como principal preocupação a defesa, que apresentou muitas falhas na derrota para a Argélia no último domingo. O treinador Hong Myung-Bo ainda acredita na classificação asiática. “Por acaso a história da Coreia em mundiais não está repleta de milagres?”, questionou em entrevista coletiva ontem.

Argélia x Rússia, às 17h, na Arena da Baixada (Curitiba)

Os argelinos apresentaram um futebol surpreendente nas suas duas primeiras partidas. Com uma marcação bastante aplicada e toques rápidos e precisos na parte ofensiva, o time vendeu caro a derrota para a Bélgica e superou a Coreia do Sul por 4 a 2. Agora, a seleção precisa de um empate contra a Rússia, dona da casa da próxima edição da Copa, para ir às oitavas de final.

Em termos de história, a Argélia já escreveu seu nome mais uma vez. Em1982, o país foi o primeiro africano a vencer uma equipe europeia em uma Copa do Mundo, a Alemanha Ocidental, por 2 a 1. Já em sua segunda vitória, que só aconteceu no último domingo (22), tornou-se a primeira equipe do continente a marcar quatro gols em uma peleja em mundiais.

No lado russo, as críticas ao técnico italiano Fabio Capello – que já anunciou sua aposentadoria após o fim de seu contrato, em 2018, na Copa da Rússia – se dão pelo fato de ter utilizado por apenas 37 minutos Alan Dzagoev, e deixado no banco Alexandre Kerzhakov, maior artilheiro da seleção com 26 tentos marcados. Precisando de gols e da vitória, pode mudar de ideia na peleja de hoje.

Leia também

Últimas notícias