Ousadia

Japão vence Costa Rica de virada com futebol ofensivo

Em amistoso disputado na Flórida (EUA), os japoneses venceram por 3 a 1 os centro-americanos. Austrália venceu o Paraná Clube por 2 a 0, em jogo treino no Espírito Santo

J.League Photos

Kagawa comemora seu gol, que garantiu a virada dos Samurais Azuis

O Japão venceu a Costa Rica por 3 a 1 na noite desta segunda-feira (3), em amistoso disputado na Flórida (EUA). Com um esquema de jogo ofensivo e de toques rápidos, os japoneses mostraram um futebol interessante, mas passaram por maus bocados contra os centro-americanos.

O Japão começou propondo o jogo, com muitos toques e movimentação, especialmente dos meias Honda e Kagawa. A marcação avançada contava com até seis jogadores marcando no campo da Costa Rica, dificultando a saída de bola mas deixando muito espaço atrás. Com isso, conseguiram boas chances, em especial uma desperdiçada por Honda, que recebeu livre na marca do pênalti, driblou o goleiro, mas acabou desarmado antes do chute.

E também como resultado de sua proposta, acabaram levando o primeiro gol. A Costa Rica, que jogava fechada, encontrou aos 31 minutos um contra-ataque perfeito: jogada aberta na esquerda e cruzamento para a finalização de Bryan Ruiz.

O gol assustou os japoneses, que só retomaram o controle dos nervos e da partida na segunda etapa. Em parte pela entrada de Endo, que começou a reação aos 15 minutos. Ele marcou o primeiro após passe de Honda, em jogada que contou ainda com um belo corta-luz de Ushida.

A virada veio aos 35 minutos, com uma bela jogada individual de Kagawa. E, no finalzinho, Kakitani fechou o placar.

Boa vitória japonesa, mostrando um futebol agressivo que pode ser um dos destaques do equilibrado Grupo C, que tem outros times médios como Grécia, Costa do Marfim e Colômbia. Já a Costa Rica, possivelmente o time mais azarado no sorteio das chaves, dependerá dos contra-ataques de Ruiz e Campbell para tentar arrancar algum ponto do “Grupo da Morte”, com Uruguai, Inglaterra e Itália.

Antes disso, os dois times ainda tem mais um amistoso, ambos no mesmo dia 6 de junho: os japoneses pegam a Zâmbia e os costa-riquenhos encaram a Irlanda.

Vitória australiana

Também nesta segunda, a primeira seleção da Copa do Mundo a chegar por aqui entrou em campo em solo brasileiro. Trata-se da Austrália, que venceu o Paraná Clube por 2 a 0 em jogo treino realizado em Cariacica (ES).

Mesmo jogando com vários reservas, os socceroos controlaram a partida e marcaram com o meia Oliver Bozanic e o jovem atacante Adam Taggart, que completou 21 anos também ontem. A partida foi o último teste dos australianos antes que o técnico Ange Postecoglou anuncie a convocação final dos 23 que ficam para a Copa, o que deve acontecer nesta terça-feira.