Histórico

Grupo H: Argélia passa de fase pela primeira vez numa Copa; Bélgica confirma favoritismo

Argélia empata com a Rússia em 1 x 1 em jogo emocionante e passa pela primeira vez para a segunda fase da Copa. Bélgica vence Coreia do Sul e termina 100%

CJ Gunther/EFE

Jogadores da Argélia comemoram com sua torcida a emocionante classificação contra a Rússia

Num jogo difícil, a seleção da Argélia fez história ao conquistar pela primeira vez a classificação para as oitavas de final. A vaga em segundo lugar no Grupo H, liderado pela Bélgica, veio com um difícil empate em 1 x 1 com a Rússia, na tarde desta quinta-feira (26), na Arena da Baixada, em Curitiba.

Na outra partida, na arena Corinthians, em São Paulo, a Bélgica confirmou a liderança com uma vitória por 1 a 0 contra a Coreia do Sul. Com isso, os belgas chegaram a 9 pontos, com 100% de aproveitamento na fase de grupos. Mas ainda não fizeram um jogo à altura das expectativas criadas em torno do time de Hazard.

A torcida argelina, que fez uma enorme festa com o o feito de seu time, não deve estar muito animada com o prognóstico da próxima fase: o time africano pega a Alemanha, líder do Grupo G, no dia 30, no Beira Rio, em Porto Alegre.

Já a Bélgica deve fazer um equilibrado duelo contra os Estados Unidos, no dia 1º de julho, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Oportunidade para os dois times liberarem seus instintos artilheiros, fazendo jus ao desempenho do estádio até aqui.

Coreia do Sul 0 x 1 Bélgica, na Arena Corinhtians (São Paulo)

Os dois times fizeram um jogo um tanto sem criatividade em São Paulo. Precisando do resultado, a Coreia começou pressionando, mas sem muita organização, criava poucas jogadas efetivas de gol. Do lado belga, um time com vários reservas repetia as jornadas pouco inspiradas dos dois primeiros jogos, quando as vitórias vieram sem grandes atuações.

Mesmo assim, a primeira grande chance foi dos europeus. Aos 24 minutos, Mertens perde chance incrível de abrir o placar: recebe livre de frente pro gol, mas mando por cima. A resposta coreana veio cinco minutos mais tarde, com chute de Sung-Yueng da entrada da área que Courtois espalmou para escanteio.

No final do primeiro tempo, baixa da Bélgica: Defour entrou de sola e fez falta feia em Shin-Wook. O árbitro mostrou o cartão vermelho direto. A expulsão alimentou as esperanças coreanas (e dos espectadores) de um segundo tempo melhor.

Para aproveitar a vantagem, o técnico Hong Myung-Bo colocou o atacante Keun-Ho. O time voltou pressionando e acelerando o jogo, mas errava muitos passes e não criava chances claras.

E num contra-ataque aos 31 minutos, foi a Bélgica que marcou. Origi chutou de fora da área, o goleiro Seung-Gyu rebateu para dentro e Vertoghen não perdoou.

O jogo seguiu na mesma toada, e mesmo com um a mais a Coreia não conseguiu furar o bloqueio belga, que tentava sempre diminuir o ritmo do jogo quando pegava a bola. No final, deu Bélgica, que garantiu mais uma vaga para o Velho Continente nas oitavas.

Argélia 1 x 1 Rússia, na Arena da Baixada (Curitiba)

O jogo entre Argélia e Rússia tinha uma carga de tensão que só as pelejas que podem ser históricas possuem. Afinal, a equipe africana entrava em campo precisando de um empate para assegurar sua vaga nas oitavas de final.

Fazer história, aliás, é com a Argélia. Em 1982, a equipe foi a primeira do continente a bater um europeu em mundiais, a Alemanha, mas não passou da fase de grupos. Nesta edição, se tornou a primeira seleção africana a marcar quatro gols em uma partida de Copa. Mas o melhor ainda estava por vir…

Na Arena da Baixada, os argelinos foram surpreendidos logo no início do jogo pela Rússia. Aos 6 minutos, Kombarov cruzou na cabeça de Kokorin, que finalizou sem chances de defesa para M’bolhi. O tento causou certa instabilidade na equipe africana, mas aos poucos os europeus foram recuando e dando espaço para o ataque rival.

No entanto, o gol de empate só chegou no segundo tempo. Aos 15 minutos, Brahimi cobrou falta pelo lado esquerdo, o goleiro Akinfeev saiu errado e Slimani empatou o jogo de cabeça. O atleta, que já havia sido o melhor da partida contra a Coreia do Sul, voltou a ser eleito o homem do jogo pela Fifa.

A Rússia tentou sair para o jogo e o técnico Fabio Capello alterou a equipe para lançar seu time ao ataque, coisa que a seleção pouco fez na Copa. Contudo, os atacantes russos seguiram errando no chamado penúltimo passe, com a peleja seguindo tensa até o apito final, que consagrou a Argélia e já marcou o Mundial de 2014 como o primeiro a contar com duas seleções africanas nas oitavas de final.

Os argelinos terão a chance de se vingar da Alemanha, que a tirou da fase de mata-mata na copa de 1982. Na ocasião, os alemães fizeram 1 a 0 contra a Áustria, resultado que classificava os dois, que passaram quase 80 minutos de partida sem jogar, sendo vaiados pela torcida e até advertidos pelo árbitro.