Grupo G

Alemanha e Estados Unidos garantem vaga nas oitavas

Portugal vence Gana, mas não tira o saldo desfavorável e volta para casa. Os africanos, depois de cortar Boateng e Muntari, também volta para casa

© MARIUS BECKER/EPA/EFE

Não deu para Cristiano Ronaldo. O craque das sobrancelhas aparadas e do corte de cabelo desenhado não conseguiu reverter o saldo negativo.

O grupo G poderia ser considerado um dos grupos da morte desta Copa. Se a Alemanha mostrou estar acima dos demais, os outros times apareciam bastante equilibrados, sem favoritos para a segunda vaga. A última rodada começou com chances de classificação para todos  e, ao longo dos jogos, as chances permaneceram abertas. No final, Portugal pagou pela péssima atuação contra a Alemanha, enquanto Gana, com problemas internos, tampouco mostrou futebol para vencer. Melhor para os Estados Unidos, que mesmo com a derrota conseguiram a classificação.

Estados Unidos x Alemanha, na Arena Pernambuco (Recife)

Com a sombra de um empate que classificaria as duas seleções, a Alemanha, vestida de rubro-negro, começou acuando os Estados Unidos em seu próprio campo, encurtando o espaço da marcação e chegando a atuar com dez jogadores em seu campo de ataque. A equipe europeia rondou o gol de Tim Howard e aos 2 minutos Muller furou uma tentativa de voleio e Podolski finalizou pra fora.

Aos 9, os alemães chegaram de novo em jogada de Ozil, e aos 13 Kroos cruzou rasteiro da ponta direita, mas Gonzalez conseguiu tirar. A primeira chegada dos Estados Unidos foi aos 18, com Beasley avançando pelo lado esquerdo e chutando da entrada da área. Os ianques começaram a anular a pressão germânica e chegaram aos 22 com Zusi, que finalizou do lado esquerdo da meta de Neuer.

Com o jogo mais morno, as jogadas ofensivas rarearam e a seleção germânica só chegou de novo aos 32, quando Muller passou para Ozil na direita da área. O meia cortou e chutou rasteiro com o pé esquerdo para defesa de Howard. Lance de rara emoção em uma segunda metade de primeiro tempo bastante morna.

Na etapa final, a Alemanha voltou com Klose no lugar de Podolski e o time voltou melhor, passando mais a bola no setor ofensivo. Com os Estados Unidos mantendo a retranca e dando espaço para os rivais, o gol germânico não demorou a sair. Aos 9, Ozil fez a jogada pela ponta direita e cruzou para Mertesacker, que cabeceou para defesa de Howard. No rebote, Muller finalizou com força da entrada da área e marcou seu quatro gol na Copa, tornando-se também um dos artilheiros da competição.

A seleção norte-americana preferiu garantir a derrota por pouco, já que Portugal e Gana faziam uma partida acirrada, o que assegurava a vaga dos Estados Unidos pelo saldo de gols. Sem forçar muito, os alemães seguiram no ataque, já se preservando para as oitavas de final. Só nos acréscimos os Estados Unidos chegaram a ameaçar o gol de Neuer em duas ocasiões, mas o resultado classificou os estadunidenses para as oitavas.

Portugal x Gana, no estádio Mané Garrincha (Brasília)

Portugal e Gana fizeram o jogo dos desesperados nesta tarde, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Gana precisava vencer e torcer para a Alemanha contra os EUA. Já Portugal precisava, além da vitória alemã, uma goleada que tirasse a vantagem do saldo de Estados Unidos e Gana. A Alemanha cumpriu sua parte, mas a vitória lusa por 2 a 1 fez as duas equipes morrerem abraçadas.

A seleção de Gana tinha, ainda, problemas extracampo para lidar. A Associação Ganesa de Futebol (GFA) anunciou o corte do meia Boateng e do volante Muntari por indisciplina, horas antes da partida. Muntari, atleta do Milan, teria agredido fisicamente um membro do Comitê Executivo da GFA e um membro da comissão técnica da seleção durante uma reunião na terça. Já Boateng é acusado de agredir verbalmente o técnico do time, Kwesi Appiah, durante treinamentos em Maceió.

Dentro de campo o destaque do jogo foi, sem dúvida, a melhora do desempenho do astro português Cristiano Ronaldo. Se na partida contra a Alemanha o gajo parecia muito mal fisicamente, hoje ele chamou o jogo, criou e serviu com eficiência seus companheiros, que não colaboraram. O problema de CR7 foi a pontaria. Ele marcou um, mas perdeu pelo menos duas chances claras, além de outras não tão fáceis.

A partida foi equilibrada durante todo o tempo. Foram 19 finalizações portuguesas contra 18 de Gana. Portugal teve mais chances claras, quase sempre com participação de Cristiano Ronaldo, enquanto Gana buscou lançamentos e enfiadas de bola.

Foi Portugal que abriu o placar, aos 20 minutos do primeiro tempo, com gol contra de Boye. Veloso cruzou para a área e, na tentativa de afastar, o zagueiro acabou mandando para a rede. O gol fez com que Gana forçasse mais o ataque, mas sem sucesso até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo o time teve mais sorte. Aos 11 minutos, Asamoah Gyan aproveitou cruzamento e cabeceou para o gol, sem chance para o goleiro Beto. Esse resultado era péssimo para as duas equipes, mas era Portugal que corria mais para buscar o resultado.

Aos 34, Cristiano Ronaldo finalmente melhora a pontaria, com ajuda do goleiro Dauda. Ele rebateu uma bola estranha para o meio da área, aos pés do atacante, que não perdoou. Até o final do jogo, Cristiano buscou o ataque e criou perigo, mas ficou claro que a seleção portuguesa não tem companheiros à altura do craque.

Leia também

Últimas notícias