'E' de 'Europa'

Grupo E: Suíça goleia e vai às oitavas. França fica em primeiro

Meia suíço Shaqiri fez os três gols da vitória sobre Honduras. Suíços pegam a Argentina na próxima fase. França só empata com Equador, mas mantém liderança e encara a Nigéria

Jeon Heon-Kyun/EFE

Shaqiri não tomou conhecimento da defesa de Honduras e marcou os três gols da partida

Fugindo à regra do torneio até aqui, o Grupo E envia seus dois europeus para as oitavas de final. A Suíça venceu Honduras por 3 a 0, com atuação de gala e três gols de Shaqiri, e juntou-se à França, classificada por antecedência e primeira colocada. Na outra partida, o Equador não conseguiu superar os franceses, em partida que terminou sem gols.

Com isso, a França consegue fugir da Argentina e encara a Nigéria, no dia 30, no Mané Garrincha, em Brasília. O time de Messi passou a ser o desafio da Suíça, em partida que acontece no dia 1º de julho, em São Paulo.

Outra consequência é deixar os franceses na mesma chave que o Brasil, tornando possível um reencontro de memória bastante triste para os brasileiros na semifinal.

França 0 x 0 Equador

Mesmo precisando da vitória, o Equador entra cuidadoso contra a França no Maracanã, preferindo aguardar a chance de contra-atacar. Com a posse da bola, os franceses tomam a iniciativa, controlando o jogo com principalmente com os volantes Matuidi, Pogba e Sissoko. O lateral esquerdo Digne também se mostra boa opção ofensiva. O Equador tenta os contra-ataques, com Montero e os Valencias, Enner e Antonio, mas chega com poucos jogadores á área francesa.

Logo no início, um lance feio na área equatoriana: o zagueiro francês Sakho perdeu a cabeça e deu uma cotovelada no rosto de seu marcador. Sorte dele que o juíz não viu – mas vamos ver se a Fifa decide julgar o fato posteriormente, como faz agora com Suárez.

Sob controle da classificada França, o jogo seguiu num ritmo morno no primeiro tempo. A primeira chance mais aguda ocorreu aos 37: falta cobrada por Griezmann da ponta esquerda do ataque francês e Pogba cabeceou com perigo para defesa de Dominguez. Aos 40, reposta do Equador: cruzamento de Arroyo pela esquerda para cabeçada de Enner Valencia, defendida pelo goleiro Lloris. E foi isso na primeira etapa.

Após o intervalo, sem grandes mudanças na partida. O Equador segue sem conseguir tomar da França o controle das ações. Do lado francês, a equipe sente falta de Valbuena, principal articulador do meio campo. Além dele, o time poupou outros quatro jogadores e atua com menos intensidade do que nas primeiras partidas.

O jogo mudou aos cinco minutos, mas não da forma que os equatorianos gostariam. O meia Antonio Valencia pisou em Digne e foi expulso direto pelo árbitro, sem direito a apelação.

A vantagem numérica facilita o controle da França, que vai criando e desperdiçando chances. No entanto, com o desespero aumentando, o Equador seguiu tentando achar um gol e teve algumas boas chances. Mas ficou nisso, 0 a 0 e eliminação da primeira equipe sul-americana na Copa 2014.

Honduras 0 x 3 Suíça

A última partida da Copa na Arena Amazônia, em Manaus, viu a primeira partida realmente boa da Suíça no Mundial. Precisando vencer e tirar uma diferença de dois gols do Equador, a Suíça começou o jogo indo pra cima de Honduras. E a pressão rendeu rápido: logo aos 4 minutos, Shaqiri acertou um belo chute de fora da área, no ângulo direito de Valladares. Um golaço.

A partir daí, foi a vez de Honduras buscar o ataque, deixando espaço para os contra-ataques suíços. E foi num desses que Shaqiri fez o segundo: Inler acha Drmic na esquerda em passe longo e preciso, o meia passa para o camisa 23 que invade a área sozinho e marca.

A Suíça controlou facilmente o jogo, mesmo optando por deixar a posse de bola com Honduras: os centro-americanos ficaram com a bola por 61% do tempo da primeira etapa, mas não souberam o que fazer com ela, enquanto os europeus chegavam rápido ao ataque nos contra-golpes. A prova são as sete finalizações suíças contra uma mísera de Honduras.

O segundo tempo começou com Honduras disposta a ajudar a classificação do Equador. A pressão inicial criou em três minutos mais chances do que em toda a primeira etapa. Aos 4, em bola cruzada na área suíça, Bengston tenta um peixinho mas chega alguns segundos atrasado, em jogada perigosa de Honduras. Aos 5, novo ataque de Honduras: bola levantada na área e Jerry Palacios cabeceia em cima da zaga. E aos 6, bela troca de passes de Honduras no ataque, Bengston recebe bela enfiada de bola, limpa o goleiro Benaglio e finaliza. O lateral Ricardo Rodrigues salvou a Suíça em cima da linha.

Com a melhora de Honduras, o jogo também fica mais divertido. Mas é a Suíça quem marca. Aos 26 minutos, Drmic recebeu outro belo lançamento na meia esquerda, dessa vez de Rodriguez. Ele limpou a jogada, teve calma e rolou para Shaqiri marcar seu terceiro gol.

Honduras continuou buscando o gol até o final, sempre cedendo contra-ataques. Mas não teve mais alteração no marcador.