Domingo de futebol

Portugal busca recuperação contra os EUA em Manaus

Duelos dos grupos G e H completam a segunda rodada da Copa do Mundo

JOSE SENA GOULAO/EFE

Cristiano Ronaldo tem a responsabilidade de comandar a recuperação de Portugal na Copa

Os jogos de domingo na Copa do Mundo completam a segunda rodada do torneio com a conclusão do grupo G e a realização de duelos do grupo H. Além de Bélgica e Rússia, que lutam pela liderança de sua chave, Estados Unidos e Portugal vão a campo à noite e os lusitanos não podem pensar em derrota para seguirem em busca de uma vaga nas oitavas.

Bélgica x Rússia – 13h, Maracanã (Rio de Janeiro)

Às 13 horas acontece a primeira partida da Copa neste domingo, no palco mais nobre do torneio. Bélgica e Rússia fazem a primeira partida da segunda rodada do grupo H. De acordo com o resultado do duelo entre Coreia do Sul e Argélia, os belgas, ainda candidatos a sensação da competição, podem se classificar em caso de vitória. Mas, como diria Garrincha, vão ter que combinar com os russos…

Após o empate com a Coreia do Sul em seu jogo de estreia, que contou com um fantástico frango do arqueiro Akinfeev, a seleção russa fica em situação complicada na chave se for derrotada pelos belgas. A peleja marca o reencontro entre as duas equipes, que disputaram sua última peleja em edições da Copa justamente na sua mais recente participação em mundiais, em 2002. Na ocasião, a Bélgica venceu por 3 a 2 e passou às oitavas do torneio ao lado do Japão, eliminando Rússia e Tunísia.

Coreia do Sul x Argélia – 16h, Beira-Rio (Porto Alegre)

Na capital do Rio Grande do Sul, Coreia do Sul e Argélia fazem o outro jogo do grupo A e a necessidade de vitória é mais dramática, já que os sul-coreanos empataram com a Rússia na abertura da Copa e os argelinos foram derrotados de virada pela Bélgica, em uma peleja surpreendente.

Os jogadores da Argélia prometem manter a concentração com o confronto, mesmo após saberem que o técnico Vahid Halilhodzic não seguirá no comando da seleção depois do Mundial. O treinador estaria acertado com o Trabzonspor, da Turquia. O bósnio disse que o “medo e o cansaço” atrapalhou seu time na estreia e, hoje, não pode haver medo de ir ao ataque.

Na Coreia do Sul, houve treinamento de toques curtos e dribles, considerados as principais armas do rival de hoje. A ideia é que a marcação possa se antecipar e evitar os lances mais incisivos dos asiáticos. “Nosso esquema será montado para suportar a velocidade deles. Sabemos quais pontos fortes e o que temos que fazer para evitar este potencial”, declarou em entrevista coletiva o lateral esquerdo Yun Suk-Young.

Estados Unidos x Portugal – 19h, Arena da Amazônia (Manaus)

A capital amazônica se viu invadida por norte-americanos neste fim de semana. A seleção do país e Portugal se enfrentam às 19 horas em Manaus, e a previsão é de tempo abafado com pancadas de chuva, e a temperatura pode chegar aos 28 graus, castigando jogadores dos dois times.

Os lusitanos terão que superar as ausências certas de Rui Patrício, Coentrão e Hugo Almeida, no departamento médico após a derrota por 4 a 0 para a Alemanha. Bruno Alves também é dúvida, mas já treinou ontem. Caso não se recupere a tempo, Neto deve entrar em seu lugar. A esperança de gols, obviamente, é Cristiano Ronaldo.

Já os Estados Unidos, que vão a campo depois de uma vitória importante sobre Gana na abertura da Copa, pra variar não têm um esquema definido para o duelo. O treinador alemão Jürgen Klinsmann tem o hábito de alterar o esquema tático, entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2, e também seus titulares. Uma das únicas certezas é a presença de Clint Dempsey, autor do gol mais rápido do torneio de 2014 e o jogador mais importante da equipe depois da não vinda de Donovan ao Brasil.