Retorno do Armeration

Empurrada pela torcida, Colômbia vence Grécia por 3 a 0

Gols de Armero (com direito a dancinha), Gutíerrez e James Rodríguez levantaram a animada torcida colombiana, que incluiu o craque cortado Falcão Garcia

DENNIS SABANGAN/EFE

Colombianos lotaram o Mineirão e não se arrependeram, graças às boas atuações de Cuadrado e James Rodríguez

Empurrada pela torcida, que lotou o Mineirão na tarde deste sábado (14), a Colômbia venceu a Grécia por 3 a 0. Belas atuações dos meias Cuadrado e James Rodríguez ajudaram os colombianos a superar o corte do centroavante Falcão Garcia, que viu a partida das arquibancadas.

A Colômbia começou quente o jogo, marcando forte a saída de bola grega e tentando chegar rápido ao ataque. A estratégia não demorou a dar resultados e, aos aos 5 minutos, o gol saiu: cruzamento de Cuadrado da direita, corta-luz de James Rodríguez e o lateral esquerdo Pablo Armero, aquele do Palmeiras, mandou para a rede.

Armero, comemorou com uma dancinha, que claramente foi mais compreendida pelos compatriotas (reservas inclusive) do que pelos colegas de Palmeiras na época do inesquecível Armeration. A peculiar coreografia do lateral-esquerdo foi criada pelo atleta quando o Verdão enfrentou a terceira geração dos Meninos da Vila no campeonato paulista de 2010. Como os santistas celebravam gols com dança, Armero aproveitou para “revidar” em uma das comemorações, celebrizando a versão própria de uma música famosa à época, o “Rebolation”. Em 2013, ele voltou a surpreender com outra dança, digamos, única.

De volta à partida, o gol complicou a vida do técnico Fernando Santos, que monta a equipe principalmente para defender. Com a obrigação de buscar o resultado, os gregos foram ao ataque, mas criaram poucas chances reais no primeiro tempo, especialmente num chute do camisa 8 Kone. Ele destacou-se também na armação, ao lado de Samaras, com alguns lançamentos interessantes, mas ficou por isso.

No segundo tempo, a Colômbia, mais uma vez, não deu tempo para a Grécia respirar. Aos 13 minutos, escanteio cobrado pela direita sobrou para o camisa 9 Gutiérrez fazer o segundo dos latinos.

O jogo seguiu na mesma toada, com a Grécia tentando articular jogadas de ataque, mas parando na defesa armada pelo técnico José Pekerman. No finalzinho, aos 47 minutos, Cuadrado puxou um contra-ataque que terminou num belo gol de James, coroando a boa atuação dos dois jogadores.

A vitória anima a grande torcida da Colômbia que veio ao Brasil. São três pontos que podem fazer a diferença no equilibrado Grupo C. Agora, os colombianos pegam a Costa do Marfim, em Brasília, na próxima quinta-feira. Na mesma data, a Grécia enfrenta o Japão, em Natal.