Rumo ao Brasil

Cristiano Ronaldo volta e Portugal massacra a Irlanda em amistoso

Atacante mostrou muita movimentação em campo e atuação renova as esperanças lusitanas para a Copa no Brasil

JUSTIN LANE/EFE

Cristiano Ronaldo mostrou disposição em campo contra a Irlanda

O último amistoso de Portugal antes do começo da Copa, contra a Irlanda, foi cercado de expectativas. Primeiro, em torno da presença ou não de Cristiano Ronaldo em campo e, depois, por conta do seu desempenho. O atacante do Real Madrid, que se recupera de uma lesão muscular e de uma inflamação no tendão patelar do joelho esquerdo, era dúvida para a partida. O resultado, 5 a 1, e a atuação do craque da seleção foram animadores para os lusitanos.

Logo no início, Ronaldo tentou uma de suas típicas arrancadas, mas finalizou a gol sem força. Na sequência, o gol de Portugal. Aos 3, Rúben Amorim executou um desarme no meio de campo e tocou para Varela, que cruzou com precisão pela direita para Hugo Almeida cabecear e fazer o primeiro tento luso.

Sem posição fixa e flutuando no campo de ataque, o atacante do Real quase marcou em uma finalização de esquerda, aos 14, e em uma cobrança de falta a meia distância que carimbou a trave, aos 19. Apareceu novamente aos 20, quando deu um belo passe de calcanhar para Fábio Coentrão, que cruzou pela esquerda para o gol contra de Keogh.

Com um domínio relativamente fácil do jogo, a seleção portuguesa explorou bem os lados do campo no primeiro tempo, embora também tenha deixado brechas por ali. E foi em um lance pela ponta, do lado direito, que surgiu o terceiro tento. Mais uma vez Varela fez o cruzamento, com Cristiano Ronaldo cabeceando para o chão. O goleiro Forde não conseguiu segurar a bola, que sobrou para Hugo Almeida, mais rápido que o arqueiro irlandês, marcar seu segundo no jogo.

Mais gols na etapa final

Esperava-se que o atacante do Real Madrid jogasse somente 45 minutos, após ter ficado ausente dos amistosos contra Grécia e México, mas ele retornou para a etapa final da partida. No entanto, quem marcou foi a Irlanda. Em uma incrível desatenção da defesa portuguesa,  McClean recebeu sozinho no lado esquerdo, livrando-se da marcação e finalizando sem chances para Rui Patrício aos 7.

Cristiano Ronaldo ainda cobrou uma falta que exigiu grande defesa de Forde, aos 12, dando na sequência um belo passe, desperdiçado por Varela. Aos 20, saiu para dar lugar a Nani, ao mesmo tempo em que outras três mudanças foram feitas pelo treinador Paulo Bento.

Com as diversas alterações de lado a lado, Portugal continuou com maior volume de jogo, com a Irlanda buscando mais o ataque e chegando até a levar perigo em alguns lances, algo que pouco aconteceu no primeiro tempo. Contudo, o ímpeto ofensivo irlandês, reforçado com as substituições, resultou em um contra-ataque fatal, com um belo cruzamento de Nani pela esquerda e a cabeçada de Vierinha. Forde rebateu, mas o atacante não desperdiçou o rebote, anotando 4 a 1 aos 32.

Nani continuou com grande atuação, e deu nova assistência. O atacante esperou a passagem de Fábio Coentrão e deu um passe perfeito para o ala do Real Madrid somente desviar de Forde com o pé direito, aos 38, fazendo o quinto e definindo o placar. Uma goleada inspiradora para Portugal vir ao Brasil com esperança renovada no difícil grupo G, que conta com Alemanha, Estados Unidos e Gana.

Leia também

Últimas notícias