Quem tem de ir, que vá

Copa América: número de times do continente é recorde nas oitavas

Os qualificados, os eliminados e as disputas que movimentam a Copa do Mundo a partir deste sábado (28)

Marcello Casal Jr./Agência Brasil CC-BY 3.0

Torcedor no Mané Garrincha, no terceiro jogo da seleção: “Se o Brasil ganhar eu caso”. Se perder, tomara que ninguém desquite. Tem muito jogo bom para ver.

Acabou a primeira fase. Hoje #NãoVaiTerCopa por um dia. É hora do balanço de quem se classificou, quem voltou para casa e, principalmente, como ficaram os confrontos das oitavas de final.

A América levou oito vagas, maior número desde que a Copa adquiriu esse formato, em 1986. Africanos ficaram com duas vagas, enquanto os asiáticos foram eliminados. Já a Europa ficou com seis vagas, mesmo número da Copa de 2010, rechaçando o choro – que é livre – dos europeus incomodados com o calor das sedes.

Abaixo está a lista dos classificados e dos jogos por vir. Note-se que estão agrupadas as chaves que se enfrentam, de modo que é possível ter uma ideia de quem encara quem nas quartas. Que baba tem a Argentina pela frente!

Ao final, ainda tem a relação de quem voltou para casa mais cedo.

Brasil x Chile

Sábado (28), às 13h, no Estádio Mineirão, Belo Horizonte

Os anfitriões são favoritos no confronto sul-americano, mas o Chile promete mudar a escrita dos confrontos passados. Em três mata-matas de Copas anteriores, deu Brasil: 2010 (3×0), 1998 (4×1) e 1962 (4×2).

Colômbia x Uruguai

Sábado (28), às 17h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Os 100% de aproveitamento da Colômbia, o segundo melhor ataque da competição, com nove gols, cacifam Los Cafeteros em mais uma oitavas sul-americana. O Uruguai, sem Luís Suárez, vai apostar mais do que nunca na raça e na correria para surpreender.

Holanda x México

Domingo (29), às 13h, no Estádio Castelão, em Fortaleza

Donos do melhor ataque da competição e, segundo muitos, da bola mais redonda da copa até aqui, os holandeses encaram o México. São favoritos. O México vai apostar no goleiro Guilhermo Ochoa, que parou o Brasil, para segurar Robben e cia.

Costa Rica x Grécia

Domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco, em Recife

A sensação da copa enfrenta a negação. A Costa Rica foi primeira colocada no Grupo da Morte, o D, desclassificando Inglaterra e Itália e superando, em pontos, o Uruguai. A Grécia demorou 222 minutos para marcar o primeiro e só se garantiu nas oitavas aos 47 do segundo tempo da última rodada, eliminando Costa do Marfim. os centro-americanos testarão os limites de uma supresa. Os helenos, a extensão de uma retranca.

França x Nigéria

Segunda-feira (30), às 13h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília

Depois do terceiro jogo mais ou menos de Benzema e companhia, os franceses desembarcam na capital federal como favoritos. A Nigéria tentará fazer história e alcançar as quartas, o que seria um feito inédito para a sensação das copas de 1994 e 1998. Será preciso mostrar o futebol que faltou na primeira fase.

Alemanha x Argélia

Segunda-feira (30), às 17h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

A Alemanha começou quente, maltratando Portugal por 4 x 0. Depois, veio o empate com Gana e algum sofrimento diante dos EUA. Mesmo assim, são favoritos no confronto. Os africanos só surpreenderam contra a Coreia; de resto, uma derrota e um empate. Dificilmente fazem frente aos comandados de Joachim Low.

Argentina x Suíça

Terça-feira (1º), às 13h, na Arena de São Paulo, em São Paulo

Lionel Messi carrega, sozinho, todo o favoritismo argentino na disputa. Comparando aos adversários da primeira fase, a Suíça é o time que mais poder de marcação tem — em tese. Os europeus vão precisar mais do que isso para evitar o embarque no aeroporto de volta para casa.

Bélgica x Estados Unidos

Terça-feira (1º), às 17h, na Arena Fonte Nova, em Salvador

A Bélgica vem embalada com 100% de aproveitamento para encarar a marcação cerrada dos Estados Unidos. Em uma disputa em que os Diabos Vermelhos são favoritos, a esperança é que a mística da Fonte Nova faça a bola correr e a rede balançar.

Os desclassificados

Estes não jogam mais nesta Copa do Mundo.

SeleçãoGrupo
AustráliaB
Bósnia e HerzegovinaF
CamarõesA
Coreia do SulH
Costa do MarfimC
CroáciaA
EquadorE
EspanhaB
GanaG
HondurasE
InglaterraD
IrãF
ItáliaD
JapãoC
PortugalG
RússiaH

Leia também

Últimas notícias