Amistosos

Camarões empata com a Alemanha no retorno de Eto’o

Rivais do Brasil na primeira fase arrancam resultado em partida disputada em solo alemão. EUA, França e Bélgica também jogaram neste domingo

© Rolf Vennenbernd/EFE/EPA

Eto’o fez o primeiro gol no amistoso contra a Alemanha

Depois de perder para o Paraguai por 2 a 1 na última quinta-feira (29), a seleção de Camarões conseguiu um empate contra a poderosa Alemanha. A partida amistosa terminou em 2 a 2, no estádio Borussia Park, em Monchengladbach.

Os camaroneses saíram na frente, aos 16 minutos do segundo tempo, com Samuel Eto’o. Os alemães acordaram e conseguiram rapidamente o empate, com Muller, aos 21, e a virada, com Schurrle, aos 25 minutos, este após jogada de Podolski, que estava impedido. Por fim, Choupo-Moting marcou o segundo dos Leões Indomáveis num belo chute cruzado.

Em comparação com a derrota para o Paraguai, os camaroneses contaram com o retorno de Eto’o, que estava lesionado. Do lado alemão, o técnico Joachim Low pode alegar para os corneteiros germânicos que usou a partida para testar alguns jogadores, como o goleiro Weindenfeller e o jovem lateral Durm.

As duas seleções ainda têm amistosos antes do Mundial, ambos na próxima sexta-feira. Os alemães pegam a Armênia em Mainz, enquanto Camarões jogará com a Moldávia em Yaoundé.

Camarões será um dos rivais do Brasil no Grupo A da Copa, que ainda tem Croácia e México. Os compatriotas de Roger Milla estreiam no dia 13, contra o México.

Já a Alemanha está no Grupo G, com Portugal Gana e Estados Unidos, e estreiam no dia 16, contra os lusos.

Também no Grupo G, os estadunidenses também fizeram um amistoso neste domingo e derrotaram a Turquia por 2 a 1, em partida disputada em Nova Jersey. Candidatos a atrapalhar a vida dos favoritos Portugal e Alemanha, time abriu 2 a 0, com Johnson aos 26 minutos do primeiro tempo e Dempsey aos 7 minutos do segundo. A Turquia diminuiu nos acréscimos, com Ínan.

Francófonos em campo

O domingo teve também França e Paraguai, que reviveram as oitavas de final da Copa de 1998 em amistoso, em Nice. O resultado foi um empate em 1 a 1, gols do francês Antoine Griezmann, aos 37 minutos do segundo tempo, e do paraguaio Victor Cáceres, aos 44.

Os franceses têm a seu favor o fato de haver poupado alguns de seus principais jogadores, como Franck Ribéry e Karim Benzema.

O time do técnico Didier Deschamps tem ainda um amistoso contra a Jamaica, no próximo domingo. Depois disso, só entram em campo para estrear no Grupo E, contra Honduras, no dia 15 de junho, no Estádio Beira-Rio. Completam a chave Suíça e Equador.

Fechando os jogos do fim de semana, a Bélgica também entrou em campo neste domingo e derrotou a Suécia por 2 a 0. Os destaques da partida foram o centroavante Lukaku, que abriu o placar, e o meia atacante Hazard, que marcou após arrancada pela esquerda.

Foi a segunda vitória dos belgas em amistosos, que antes golearam Luxemburgo por 5 a 1. Os resultados e o bom futebol têm levado alguns analistas a apostarem na Bélgica como uma das surpresas da Copa. A preparação do time ainda inclui um jogo contra a Tunísia, no dia 7.

Na Copa, o time estreia no dia 17, contra a Argélia. O Grupo H conta ainda com Rússia e Coreia do Sul.