É pra valer!

Brasil muda para enfrentar o Chile no Mineirão

Seleção conta com Fernandinho para melhorar meio-campo e impor seu jogo contra a forte equipe chilena. E com os gols de Neymar, claro

Felipe Trueba/EFE

Brasil precisa criar opções de ataque além da marcação pressão, mas enquanto isso, ajuda se Neymar continuar resolvendo

Agora é pra valer: o Brasil entra em campo às 13h deste sábado (28), no Mineirão, em Belo Horizonte, na primeira partida eliminatória da Copa do Mundo 2014. Do outro lado estará o Chile, que deixou pelo caminho a antes poderosa Espanha para garantir sua classificação. A primeira batalha decisiva pra o time de Felipão, que deve promover mudanças na escalação.

O retrospecto é bastante favorável ao Brasil: nos três encontros entre os dois países em Copas, a seleção canarinho saiu vitoriosa. Mas, como esta Copa está cheia de surpresas, melhor deixar a soberba de lado.

No Chile, o zagueiro Gary Medel é fonte de preocupação. Ele sentiu uma lesão na coxa esquerda e pode ficar fora da partida. Outro cuja participação ainda será confirmada é o meia Arturo Vidal, um dos destaques do time até aqui.

O técnico Jorge Sampaoli não permitiu que a imprensa acompanhasse os treinos de sua equipe, como tem sido sua prática no Mundial. De toda forma, não deve haver surpresa no jeito de atuar do Chile: marcação forte começando no campo de ataque, com grande comprometimento de toda a equipe, e saída rápida para os contra-golpes, explorando a boa dinâmica de Vidal e Aránguiz no meio campo e a velocidade de Alexis Sánchez e Vargas no ataque.

O estilo pode trazer complicações para a equipe brasileira, especialmente se repetir as fracas atuações no meio de campo até aqui. Para corrigir o problema, Felipão deve manter a troca feita no segundo tempo contra Camarões, efetivando Fernandinho na vaga de Paulinho. O meio-campista do Manchester City mudou a dinâmica do jogo, fortalecendo a marcação e qualificando o passe, e foi premiado com um gol.

A mudança foi ao encontro das cobranças da maioria da imprensa esportiva e de grande parte do público até ali. Outra mudança demandada tem como alvo o lateral Daniel Alves: sem ter feito ainda uma grande atuação ofensiva, o lateral tem cometido erros sucessivos na defesa, tornando sua região o setor mais frágil da defesa brasileira.

No último treino, Felipão testou duas alterações que atacam a questão. Na primeira, trocou Alves por Maicon – que também não foi bem. Na outra, tirou Hulk, que fez partida fraca contra Camarões, e colocou Ramires que, se tem mais facilidade para ajudar na marcação do lado direito, tirou força ofensiva quando substituiu o titular contra o México.

Contra Camarões, além da potencial solução para o meio-campo em Fernandinho, Felipão viu algumas melhoras importantes no time, com a marcação pressão na saída de bola funcionando e Fred se movimentando mais. Se a evolução continuar, a seleção pode encontrar boas chances nos espaços deixados pela ofensiva estratégia chilena, que o holandês Robben soube utilizar. E, como não custa nada, melhor torcer para que Neymar mantenha o excelente nível de suas atuações até aqui.