Tá fraca, Argentina...

Blog do Secador – Messi fez um golaço. E daí?

Robben e Van Persie fizeram mais pelo futebol contra a Espanha do que o Messi essa temporada inteira

ABEDIN TAHERKENAREH/EFE

Messi aponta para o Olimpo dos heróis das copas. Por enquanto, não chega lá sem elevador

Vamos falar a verdade: a Argentina não jogou o bastante para vencer a Bósnia. Foi a Bósnia que fez muito mais que o suficiente pra perder. Esses timecos amarelam diante de supostos grandes times, como Honduras diante da França.

E o Messi, tem gente aí elogiando o cara. Incrível, ele pode fazer o que quiser que vai achar quem o defenda. Golaço? Qualquer um faz golaço. Lembra do Josimar em 1986? E quem é o Josimar na história das copas?

Um cara que é considerado o melhor jogador do mundo por quatro vezes seguidas tem que fazer muito mais que um golaço num jogo de Copa, em qualquer fase. Nem vou dizer que os gols que foram feitos até agora só na primeira rodada desta Copa recrudescem um pouco os critérios para se subir ao rol dos golaços.

A Argentina entrou retrancada. Contra a temível esquadra da Bósnia e Hezergovina! Imagina quando enfrentar algum time melhorzinho? Aí até o Di María vai voltar pra compor a defesa e dar bicão pra frente. Opa, ele já quase fez isso ontem…

Só posso supor que esses caras sabem a defesa que têm, então colocam todo mundo atrás, pra treinar assim. Imagina, o grupo deles não têm nenhum time decente. Devem estar odiando, pois só sabem jogar com retranca e não vão ter um reles adversário que a justifique.

Não quero ser cruel, mas vamos fazer uma comparação simples. Os milhares de argentinos chegaram no Rio de Janeiro achando que agora são os donos Copacabana (na verdade, eles são, durante o ano inteiro). E escrevem que “Rio es argento” e cantam musiquinha pra provocar os brasileiros. São recebidos no Maracanã e armam uma retranca contra a Bósnia. O técnico justifica ainda que não fez retranca não e que a Holanda usa esse mesmo esquema.

Para me manter só nas referências ‘del profesor’, agora pense nos holandeses. Sem se arrogar nada, no maior respeito, criaram uma das imagens mais belas da Copa, com um mar de laranjinhas ondulando pelas ruas de Salvador, que fez imaginar filhos-de-gandhi tingidos. Entram em campo contra os atuais campeões e dão uma ensacada, um chocolate, um lepo-lepo de 5 a 1. Robben e Van Persie fizeram mais pelo futebol nessa partida do que o Messi esta temporada inteira.

Só mais uma coisa, a última, que eu também tenho mais o que fazer. Vocês viram, no final, a Argentina pensando que era o Barcelona e trocando toquinho no vaivém, aqueles toquinhos inúteis que só servem pra irritar torcedor e adversário? Pois é, só que no Barça, eles vão se movimentando, a bola vai circulando pelo gramado. Já os argentos ficam no mesmo lugar. Era só olhar pra cara dos bósnios, eles estavam ali se perguntando que diabo aqueles cabras estavam fazendo. E aí começaram a errar os passinhos…

Bom, vou pro meu dominó no bar, porque essa “Copa das copas” ainda vai me dar assunto.

O Blog do Secador é uma coluna enviada por Abinadauto, comunista das antigas e perseguido político da ditadura. De tão clandestino, preferiu não abrir mão do codinome usado nos tempos duros. Ele jura que não guarda mágoas do futebol, descarrega todas ali, durante a transmissão dos jogos.

Leia também

Últimas notícias