Europa x África - Round 2

Argélia busca reescrever história contra a Alemanha

Alemanha e Argélia fazem duelo cheio de histórias que os alemães tentam esquecer - e os argelinos, que nunca perderam para os rivais, fazem questão de lembrar

Mohamed Messara/EFE

Argelinos buscam força no retrospecto para o confronto com a Alemanha: dois confrontos e duas vitórias africanas

Completando a rodada desta segunda-feira (30), Alemanha e Argélia jogam às 17h no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, para decidir quem vai para as quartas. A partida evoca a história de outra Copa, em 1982, que deixou um gosto amargo para os argelinos.

Na ocasião, os dois times se encontraram na primeira fase da Copa da Espanha. O time africano derrotou os alemães por 2 a 1, surpreendendo a todos e ferindo os brios germânicos. Na última rodada do grupo, a Argélia dependia do resultado de Alemanha e Áustria para passar de fase.

No entanto, uma vitória dos alemães por 1 a 0 classificaria os dois europeus, e foi exatamente esse o resultado do jogo: Hrubesch marcou logo aos 10 minutos e os dois times enrolaram os outros 80, deixando o tempo passar. A partida, vaiada pelos torcedores presentes, ficou conhecida como “vergonha de Gijón”, e mais tarde alguns envolvidos admitiram ter combinado o resultado.

O técnico da Argélia, o bósnio Vahid Halilhodizic, tem usado a memória como ferramenta para motivar seus jogadores, lembrando que “a história se repete 32 anos depois”. Outro ponto do passado favorece os argelinos: eles venceram os dois encontros com os alemães no passado. Além do jogo de 1982, houve um amistoso em 1964, que terminou em 2 a 0 para a equipe africana.

Mas será preciso mais do que motivação para derrotar o time de Joachim Low. A Alemanha chega às oitavas com uma campanha sólida e exibindo um futebol eficiente e entrosado. O destaque fica para Thomas Muller, que já marcou quatro gols e joga em várias posições do ataque.

Low disse na noite deste domingo ainda ter dúvidas sobre o time que entrará em campo. A Alemanha começou os três jogos da primeira fase com escalações diferentes e a primeira decisão pode não ser diferente.

A única baixa confirma é o atacante Lucas Podolski, que não vinha começando entre os titulares. Uma opção ventilada na imprensa é começar a partida com o centroavante Klose, que precisa de apenas mais um tento para ultrapassar Rolando e se tornar o maior artilheiro de Copas, com 16 gols.

Os argelinos não têm nenhum desfalque para tentar prolongar esta que já é sua melhor participação em Copas do Mundo: em três oportunidades, o time nunca havia se classificado para as oitavas. Se passar, entra no seleto clube de seleções africanas que chegaram às quartas, que conta com Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010).

Os destaques do time são os atacantes Sofiane Feghouli e Islam Slimani, este autor de dois gols até aqui. Numa Copa marcada por zebras, a Argélia busca sua chance de surpreender.