Quem apostaria?

Abre da Rodada: Itália joga para espantar a zebra costarriquenha

Partida pode acabar com as esperanças da decepcionante Inglaterra no Grupo D. No Grupo E, França e Suíça brigam pela liderança

Srdjan Suki/EFE

Buffon pode voltar ao gol italiano para ajudar a parar a Costa Rica de Joel Campbell

A Copa do Mundo entra no seu nono dia, nesta sexta-feira (20), com o confronto de Itália e Costa Rica, numa inusitada disputa pelo primeiro lugar do Grupo da Morte. A partida também pode definir o destino da Inglaterra.

Os dois outros jogos pertencem ao Grupo E. No de maior potencial técnico, França e Suíça se enfrentam às 16h pela liderança da chave. Às 19h, Honduras e Equador brigam para ver quem consegue se meter na briga dos europeus do grupo.

Itália x Costa Rica – 13h, Arena Pernambuco (Recife)

As duas equipes conquistaram três pontos em seus primeiros jogos. A Itália venceu a Inglaterra, que agora está em maus lençóis após perder também para o Uruguai. Já a Costa Rica venceu os uruguaios por 3 a 1, com bela atuação do jovem atacante Joel Campbell.

Os italianos já avisaram que não pretendem cometer o erro de subestimar o time da América Central. E podem contar com a volta do goleiro titular Gianluigi Buffon, recuperado de entorse no tornozelo. Ele é um dos destaques do time, junto com o armador Pirlo e o atacante Balotelli.

Já a Costa Rica não tem novidades e mantém a aposta em Campbell, no veterano meia Bryan Ruiz e na boa fase do goleiro Navas. Com um incentivo a mais: se ganhar, pode se considerar classificada.

O jogo pode, portanto, definir a sorte da Inglaterra, que depois de perder partida memorável para o Uruguai tem poucas chances de conseguir uma classificação. Os inventores do futebol torcem por vitória da Itália: qualquer outro resultado e eles assistirão de casa à segunda fase do torneio.

Suíça x França – 16h, Arena Fonte Nova (Salvador)

A partida traz o primeiro e o segundo colocados do Grupo E, que venceram suas partidas iniciais de modo bem diferente. Enquanto a França fez 3 a 0 com certa facilidade em Honduras, um dos times mais frágeis do torneio até aqui, a Suíça teve que suar e muito para passar do Equador, por 2 a 1. Agora, o encontro entre os europeus deve indicar o primeiro colocado do grupo.

O técnico da Suíça, o alemão Ottmar Hitzfeld, encheu a bola dos franceses e já afirmou que seu time deve jogar no contra-ataque. Pelo estilo do jogo atual, que tenta unir o tradicional ferrolho à habilidade de jovens atacantes como Shaqiri, faz muito sentido.

Do lado francês, a preocupação é o volante Cabaye, que está com uma contratura muscular e pode ser substituído por Rio Mavuba. Juntamente com Mauitidi e Pogba, Cabaye faz parte do trio de volantes/meias que servem de esteio para o ataque formado por Griezmann, Valbuena e Benzema.

Honduras x Equador – 19h, Arena da Baixada (Curitiba)

As duas equipes fazem o jogo menos esperado do dia, ainda que seja o mais tenso. Como ambos foram derrotados na abertura, precisam correr atrás do prejuízo agora para tentar a classificação.

Entre os times que apresentaram futebol mais fraco até aqui, Honduras tem como argumento em sua defesa a expulsão do volante Wilson Palacios ao cometer pênalti que resultou no primeiro gol da França. Boniek García entrará no lugar do jogador suspenso. Além do desfalque, o time centro-americano tem o zagueiro Bernárdez, com dores no tornozelo, como dúvida.

O lado equatoriano tem menos a provar e mais a lamentar. O time fez um jogo parelho contra a Suíça e poderia ter terminado com a vitória. Dessa forma, o técnico Reinaldo Rueda não deve alterar o time, que teve como destaque atacante Montero, responsável pelas melhores jogadas do time pelo lado esquerdo.

O jogo tem um tempero a mais para Honduras: o time pode se tornar a seleção recordista em número de minutos sem marcar gols em Copas. A “honra” no momento pertence à Bolívia, que não marca há 518 minutos. Mas os hondurenhos, que não marcam há 480 minutos, desde a Copa de 1982, têm chance de ultrapassar a marca se não balançarem as redes até 37 minutos de jogo. O Equador que se cuide.