Tá chegando!

Amistosos esquentam preparação para a Copa

Uruguai, Inglaterra, Chile, Costa do Marfim e Bósnia entraram em campo nessa nesta sexta-feira

Associação Uruguaia de Futebol

Com a camisa 11, Stuani comemora com Cavani o gol da vitória uruguaia contra a Irlanda do Norte

Cinco seleções realizaram jogos preparatórios para a Copa do Mundo na sexta-feira (30). Uruguai, Inglaterra, Chile, Costa do Marfim e Bósnia entraram em campo para os últimos testes de suas equipes antes do Mundial. Duas delas, Uruguai e Inglaterra, se encontrarão já na primeira fase, no Grupo D, e começaram bem sua preparação.

O Uruguai recebeu a Irlanda do Norte em Montevidéu e venceu por 1 a 0 no Estádio Centenário. A vitória deu algum alívio para nossos vizinhos, que sofrem com a possibilidade de uma contusão no joelho deixar o atacante Luiz Suárez fora da Copa.

O gol da partida foi marcado por um reserva – e candidato a substituir Suárez. Christian Stuani entrou no segundo tempo, no lugar de Diego Forlán, e marcou aos 17 minutos após passe de Cavani.

A Celeste Olímpica pega ainda a Eslovênia, novamente no Centenário, às 20h30 desta quarta-feira (4). Depois disso, só volta na estreia do Mundial, no dia 14 de junho (um sábado), diante da Costa Rica. O Grupo D, um dos mais disputados, ainda tem Inglaterra e Itália.

Os britânicos venceram o Peru por 3 a 0 na primeira de uma série de três partidas preparatórias para a Copa. Os gols foram marcados pelo atacante Daniel Sturridge e pelos zagueiros Gary Cahill e Phil Jagielka.

Os próximos compromissos dos súditos da rainha serão contra equipes que também estarão na Copa do Mundo. Primeiro, pegam o Equador, no dia 4, e encerram contra Honduras, no dia 7. Depois disso, só na estreia no Mundial, num clássico contra a Itália no dia 14, na calorosa Manaus.

Craques resolvem

A seleção chilena ganhou do Egito por 3 a 2, numa virada emocionante. O time saiu perdendo por 2 a 0, mas conseguiu reverter o placar diante de sua torcida, em Santiago. Os gols dos visitantes foram feitos por Mohamed Salah e Khaled Kamar, ambos no primeiro tempo. Já os donos da casa mostraram sua força na segunda etapa, com gols de Marcelo Díaz e do ex-gremista Eduardo Vargas, que fez dois. Todos tentos chilenos tiveram a participação do barcelonista Alexis Sánchez, principal estrela do time (quem é Valdívia?).

Esse foi o penúltimo jogo preparativo para os comandados de Jorge Sampaoli antes do Mundial. O adversário do derradeiro duelo será a Irlanda do Norte, na quarta-feira, dia 4. Os chilenos estreiam no torneio do Brasil no dia 13 de junho (sábado), contra a Austrália, em Cuiabá, às 19h. Espanha e Holanda completam o Grupo B – o que torna bastante difícil a missão chilena de buscar um lugar nas oitavas.

Os craques dos dois times também foram protagonistas na vitória da Bósnia sobre a Costa do Marfim por 2 a 1. O atacante Dzeko, do Manchester City, foi o grande destaque, marcando os dois gols dos vencedores. Nos acréscimos, o centroavante Drogba marcou, de falta, o gol de honra dos marfinenses.

Comandada por Safet Susic, a Bósnia está no Grupo F da Copa do Mundo e tem uma missão nada fácil logo de cara, ao estrear contra a Argentina no dia 15 de junho. Nigéria e Irã completam a chave, o que dá chances a Dzeko de ir além da primeira fase.

Já os Elefantes estão no Grupo C, junto com Japão, Grécia e Colômbia – teoricamente, um grupo equilibrado, com times sem grandes pretensões no Mundial. A estreia de Drogba e cia. será contra os japoneses, no dia 14. Antes disso, porém, os marfinenses pegam El Salvador em mais um amistoso.

Esquenta, Copa!