Hilário

Memes da Copa: relembre as piadas de 2006 e 2010

Azarados, profetas, celebridades instantâneas, joguinho... E a risada rola solta também fora dos gramados.

Mbz1/Wikicommons CC-BY-SA 3.0.

Alemão, Polvo Paul acertou palpite pró-Espanha na final

Copa do Mundo é tempo de futebol. E de piadas. Todo Mundial tem as suas, e seguramente 2014 não será diferente. Antes de pensar em candidatos a memes da Copa no Brasil, vale resgatar a lembrança do que foi troça em edições passadas. À lista de 2006 e 2010.

Memes da Copa de 2010

O barulho

Tradicionais na África do Sul, as vuvuzelas formavam um zunido perene em todos os jogos da Copa. A corneta se globalizou. E infernizou os ouvidos de todos. Deu saudades do singelo batuque de arquibancada.

Berndt Meyer/Wikicommons CC-BY-SA 3.0Vuvuzela listrada amarela e verde
Corneta sul-africana, barulho universal

A bola quadrada

No Brasil, o tom grave da voz de Cid Moreira abusou da piada.

O profeta (in memorian)

Morador de um aquário marinho de Oberhausen, na Alemanha, o Polvo Paul começou a praticar profecias na Euro 2008, nas partidas alemãs. Como aprendiz, errou em dois jogos. Na Copa de 2010, foi implacável. Até quando previu a derrota para a Espanha na semifinal.

Em face do sucesso, arriscou prognóstico também para a finalíssima, mesmo sem que a seleção de seu país estivesse envolvida. Falecido ainda em outubro de 2010, o Polvo Paul chegou a ser retratado em um filme de suspense chinês e foi boneco de pelúcia. Teve discípulos no filo dos moluscos, mas sem tanto sucesso. Idem quando um guaxinim chinês tentou ganhar a vida como adivinho. Ainda mais após o passamento de mãe Dinah, o posto de “bidu” da vez está vago.

Rolf Vennenbernd/EFEmick jagger
O ex-presidente Bill Clinton deve ter se arrependido de ter a companhia de Mick Jagger na Copa de 2010…

O pé frio

Mick Jagger virou piada no Brasil por sua fama de pé frio. Torceu para os Estados Unidos contra Gana nas oitavas, ao lado do ex-presidente Bill Clinton. Os americanos saíram derrotados por 2 a 1. No dia seguinte, ainda pelas oitavas, torceu pela Inglaterra, seu país de berço, contra a Alemanha. Uma sova de 4 a 1, fora o baile. Nas quartas, ao lado do filho brasileiro Lucas, Jagger virou verde-amarelo. Holandeses despacharam os canarinhos por 2 a 1. Nas quartas, assistiu Alemanha e Argentina, mas não declarou predileção. Virou piada. Ele vem a Manaus acompanhar Itália e Inglaterra, para sorte da Azzurra.

Larissa Riquelme

© Mauricio Dueñas/EFElarissa riquelme 2010
A modelo paraguaia virou celebridade na torcida por sua seleção

A Miss Assunção e participante do “Bailando por un Sueño” (versão do “Dança dos Famosos” com as cores paraguaias), Larissa Riquelme torceu apaixonadamente por seu país em 2010. Com uma blusa justa que quase não lhe comportava as curvas, a moça prometia correr nua pelas ruas caso o Paraguai se classificasse para as semifinais. Os guaranis caíram nas oitavas, diante da Espanha.

A história correu o globo e o treinador argentino, Diego Armando Maradona, chegou a inteirar a promessa de seu lado, desfilando sem roupa caso sua equipe faturasse o caneco. Felizmente, deu Espanha. Após a Copa, Larissa Riquelme posou nua algumas vezes, inclusive no Brasil. Promete voltar ao país a convite de uma emissora de TV para ser a musa da Copa. Como os paraguaios não vêm disputar o Mundial, ela ainda não fez promessas condicionadas aos resultados dos jogos.

Cala Boca Galvão

Meme genial, fruto do pouco apreço do público para com o locutor da emissora que detém os direitos de transmissão dos jogos na TV aberta, a pegação no pé de Galvão Bueno fez o termo “CALA BOCA GALVÃO”, assim mesmo, em caixa alta, parar nos trending topics do Twitter (o Facebook ainda não explodira tanto no Brasil). Com tantos comentários com a expressão, pessoas desavisadas que não falavam português quiseram saber do que se tratava. Bem humorado, o publicitário Fernando Motolese criou um vídeo “Save Galvão Bird”. O hoax pega-gringo explodiu de vez.

Memes da Copa de 2006

Sóbrio ou embriagado?

A sobriedade é logo ali. Famoso pelo biscoito mal mastigado na Globo, Fernando Vanucci apareceu na Rede TV após a final da Copa, quando a Itália passou pela França e, com a consciência claramente alterada, fez um discurso memorável.

A conclusão era emblemática: “(…) para nós, é hora de nós pensar no futuro. O futuro. É hora de reformular, reformular, é hora da gente mudar. Ou…mudar de vez. Vamos colocar o castelo de areia abaixo, abaixo, e iniciar uma construção sólida para 2010. Copa 2010. África do Sul. Também não é tão longe. É logo ali. Caso contrário, nós seremos comida de leões”. Segundo a esposa, ele havia tomado medicamentos para controlar ansiedade e por pouco não ficou fora do ar. Para quem viu (e reviu), ficou só a piada do “Vanucci bêbado”.

Hora de usar a cabeça

A cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação da finalíssima, o craque da seleção francesa Zinedine Zidane se descontrolou com o zagueiro italiano Marco Materazzi e deu-lhe uma cabeçada. O filho de argelinos teve a irmã ofendida pelo defensor. Uma série de vídeos e fotos foram criados por internautas e desocupados de plantão. Virou até monumento

Furada homérica

O atacante inglês Peter Crouch arriscou um voleio e furou. A foto foi implacável. E as montagens infindáveis

Gordos

Ronaldo, Fenômeno, e Adriano brigavam contra a balança na Copa. A promessa de um quarteto mágico no ataque caiu por terra e a seleção de Carlos Alberto Parreira foi derrotada pela França, nas quartas de final. Sobrou para o ex-melhor do mundo, que passou a ser taxado de gordo a torto e a direito. Virou piada. Virou até joguinho. O estigma lhe acompanhou até o fim da carreira e até se tornou reality show. Só que não.

Leia também

Últimas notícias