De olho nos adversários

Espanha convoca pré-lista com Diego Costa. Argentina vem sem Tévez

Atual campeã do mundo divulgou sua lista de 30 nomes para a Copa de 2014. Pré-convocação portenha tem algumas surpresas

cc / sportcafe / reprodução

Sabella nunca convocou Tevez, mas parte dos argentinos esperava uma surpresa na convocação

O técnico Vicente Del Bosque divulgou a lista de 30 nomes que fazem parte da pré-convocação para a Copa do Mundo de 2014. Como era esperado, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, do Atlético de Madri, está entre os chamados. Sete jogadores ainda serão cortados até a convocação final.

A maior zebra no rol de Del Bosque foi a ausência de Álvaro Arbeloa, lateral direito de 31 anos do Real Madrid. Campeão mundial com a seleção em 2010 e bi da Eurocopa em 2008 e 2012, o atleta se recupera de uma lesão no joelho e desfalca a equipe. Curiosamente, seu substituto é o mesmo que supriu sua ausência no Real, o jovem Daniel Carvajal, de 22 anos. Prova de que a lateral direita não está fácil pra ninguém…

Já a Argentina não vai contar com um dos atletas cujo nome era pedido por parte da torcida do país. Alejandro Sabella manteve a atitude tomada desde que assumiu o comando da equipe hermana, deixando Carlitos Tévez, jogador da Juventus de Turim, fora da pré-convocação de 30 nomes. No entanto, há algumas surpresas como Martín Demichelis e Franco Di Santo.

O zagueiro Demichelis, do Manchester City, não era convocado desde a partida disputada pela equipe na terceira rodada das Eliminatórias da Copa, realizada em novembro de 2011. Outra quase zebra na relação de Sabella, o atacante Franco Di Santo, do Werder Bremen, não era lembrado pelo técnico desde março de 2013.

As listas dos vizinhos

Além da Argentina, outros dois países sul-americanos divulgaram suas listas. O Chile conta com três jogadores que atuam no Brasil: o meia Valdívia, do Palmeiras, que já tinha tido seu nome anunciado pelo treinador Jorge Sampaoli; o lateral-esquerdo Eugenio Mena, do Santos; e Charles Aráguiz, do Internacional. O volante Arturo Vidal, da Juventus, também foi chamado, em que pese ter sido operado recentemente por conta de uma lesão no joelho.

Oscar Tabárez, treinador do Uruguai,divulgou 25 nomes e, entre eles, quatro atuam em clubes do Brasil: Martín Silva (Vasco), Sebastian Eguren (Palmeiras), Álvaro Pereira (São Paulo) e Nicolas Lodeiro (Botafogo). A base é a mesma da equipe que obteve o quarto lugar na África do Sul em 2010, com atletas mais jovens como o meia Gastón Ramirez e o zagueiro Jose María Gimenez.

Cabeças de chave também convocam

Duas seleções que são cabeça de chave no Mundial também divulgaram seus eleitos. A Suíça anunciou seus 23 e também os sete suplentes. A maior parte da seleção, como ocorre com outras equipes, inclusive o Brasil, é formada por atletas que atuam fora do país. Entre os 30 atletas, 22 jogam principalmente em times alemães e italianos.

A Bélgica do técnico Marc Wilmots divulgou também sua relação de 30 jogadores, com destaque para Adrian Januzaj, do Manchester United. O atleta, de 19 anos, tem várias nacionalidades e poderia defender Inglaterra, Sérvia, Turquia, Kosovo e Albânia, as acabou optando por atuar com os belgas. No total, são 11 nomes que jogam no Campeonato Inglês.

Outra seleção que pode ir longe no Mundial, a Costa do Marfim, tem entre seus 28 jogadores chamados nomes ilustres como o atacante do Galatasaray Didier Drogba, de 36 anos, e Yaya Touré, do Manchester City, considerado um dos melhores volantes do mundo. A surpresa na lista foi a ausência de Emmanuel Eboue, ex-Arsenal e também do Galatasaray.

Leia também

Últimas notícias