Dia de azar

Contusões marcam sete amistosos deste sábado

Atletas de Itália, México, Equador, Colômbia e Gana podem ficar fora do Mundial por causa de lesões ocorridas nas partidas preparatórias

Facundo Arrizabalaga/EFE

O meia italiano Montolivo não esconde a tristeza com a contusão que o tirou da Copa do Mundo

A bruxa passeou pelos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo 2014 que agitaram o mundo do futebol neste sábado (31). Diversas contusões marcaram os sete jogos envolvendo seleções que estarão no Brasil a partir do dia 12 de junho.

Somente na partida entre México e Equador foram três contusões: duas entre os mexicanos e uma para o lado dos sul-americanos. Com a bola rolando, o México demonstrou mais uma vez que está se fortalecendo após passar por maus bocados nas eliminatórias para a Copa de 2014. No Texas, a equipe comandada por Miguel Herrera superou o Equador por 3 a 1, utilizando uma arma que já havia feito diferença no amistoso contra Israel: os chutes de longa distância.

A vitória começou a ser construída com um golaço do meia Luis Montes, aos 31 minutos. Porém, três minutos depois, uma cena forte tirou o jogador do Mundial. Ele dividiu uma bola com o equatoriano Segundo Castillo e, no encontro dos dois tornozelos, o mexicano do León sofreu fratura na tíbia e no perônio da perna direita. No intervalo, o treinador já anunciou o corte do atleta, que deverá ser substituído por Javier Aquino.

O equatoriano Castillo, único atleta considerado titular que atuou no meio de campo, também não se deu bem na dividida: saiu com dores fortes no joelho e pode ter rompido os ligamentos. A comissão técnica aguarda exames para definir o futuro do jogador.

E Montes não foi a única baixa do México na peleja. O zagueiro Rafa Márquez também foi para o hospital com suspeita de fratura no pé. O time já havia perdido outro meia defensivo, o volante Juan Carlos Medina, que foi sacado da lista de convocados após sofrer lesão no tornozelo direito.

Apesar das perdas, o México dominou boa parte do jogo, e o Equador, assim como no confronto contra a Holanda, mostrou problemas em seu sistema defensivo, não conseguindo encaixar suas jogadas em velocidade. Marco Fabián fez 2 a 0 aos 24 minutos, em uma finalização de média distância.

Giovani dos Santos aproveitou sobre a fez aos 31 minutos, selando a vitória mexicana no Texas. Aos 35, veio o de honra do Equador. Valencia cobrou falta e contou com o desvio da zaga para enganar o goleiro Ochoa.

Outra vítima da falta de sorte foi o italiano Riccardo Montolivo. Ele fraturou a tíbia em uma dividida e está fora da Copa do Mundo. A contusão aconteceu em amistoso contra a Irlanda, em Londres, que terminou em 0 a 0. Ou seja, nada a comemorar na Azzurra.

E a coisa não ficou por aí: Aquilani, substituto de Montolivo, sofreu uma pancada na cabeça e teve que ser substituído ainda no primeiro tempo. No entanto, sua participação na Copa não está ameaçada.

O técnico Cesare Prandelli ainda não anunciou a lista definitiva de jogadores que virão ao Brasil. Terá ainda mais dois amistosos para resolver suas dúvidas, especialmente em relação ao ataque, que tem em Mario Balotelli seu grande destaque. A Itália ainda enfrenta Luxemburgo, no dia 4, em solo italiano. Quatro dias mais tarde, já no Brasil, pega o Fluminense, em Volta Redonda.

A estreia da Azzurra será dia 14, num clássico contra a Inglaterra, na Arena Amazônia. O Grupo D reúne ainda Uruguai e Costa Rica.

Colômbia e Gana também têm contusões

Outra grave contusão ocorreu no empate em 2 a 2 entre Colômbia e Senegal, no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. Os sul-americanos começaram melhor o jogo e abriram o placar aos dez minutos, com Teófilo Gutiérrez. Ainda no primeiro tempo, Carlos Bacca aumentou, aos 44.

O técnico José Pekerman fez substituições no intervalo e o time não voltou com o mesmo gás. Os senegaleses, pelo contrário, voltaram a mil por hora: Konaté diminuiu logo no primeiro minuto do segundo tempo e Cheikh N’Diaye empatou aos 6 minutos.

A Colômbia ainda enfrentou a contusão do meia Mejía, após sofrer entrada dura de Seck, que acabou expulso. O colombiano tem suspeita de lesão nos ligamentos do tornozelo e pode ser cortado.

Pekerman ainda precisa cortar três atletas da pré-lista divulgada. O rol final deverá ser divulgado na próxima segunda, dia 6. Depois disso, o elenco fechado tem ainda mais um amistoso, contra a Jordânia, também em Buenos Aires.

A equipe está no grupo C, junto com Costa do Marfim, Japão e Grécia. A estreia em solo brasileiro será no dia 14, contra os gregos.

Holanda e Gana se enfrentaram em amistoso nesse sábado, que terminou com vitória dos holandeses por 1 a 0. O gol aconteceu logo aos 5 minutos de jogo, em boa jogada dos principais jogadores dos Países Baixos: Robben lançou Sneijder, que invadiu a área e tocou para Van Persie finalizar.

As más notícias para o time africano não ficaram por aí. O defensor Jerry Akaminko caiu de mau jeito nos acréscimos do segundo tempo e torceu o tornozelo esquerdo. Ele saiu carregado de campo e passará por exames para avaliar a gravidade da lesão, podendo ver o Mundial de casa.

Este foi o segundo amistoso da Holanda, que já empatou com o Equador em 1 a 1. Agora, a Laranja Mecânica ainda joga contra o País de Gales, no dia 13. Já Gana começou sua preparação agora, mas ainda pega a Coreia do Sul no dia 8.

A Holanda estreia no Grupo B no dia 13, contra nada menos que a Espanha, atual campeã do mundo. Chile e Austrália completam o grupo.

Gana está no Grupo G, um dos mais equilibrados da competição, junto com Alemanha, Portugal e Estados Unidos. O time estreia no dia 16 contra os estadunidenses.

Croácia vence; Rússia, Portugal e Grécia empatam

Primeira adversária do Brasil na Copa do Mundo, a Croácia venceu por 2 a 1 o Mali, em amistoso neste sábado. Ivan Perisic marcou os dois gols croatas, um em cada tempo de jogo. O Mali diminuiu com Bakaye Traoré, aos 34 do segundo tempo.

Os croatas farão o jogo de abertura da Copa contra o Brasil, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. O Grupo A ainda conta com Camarões e México.

A Rússia também foi a campo neste sábado e empatou em 1 a 1 com a Noruega, em Oslo. Os russos saíram na frente com Shatov logo aos quatro minutos de jogo. O empate noruegues veio aos 32 do segundo tempo, com o meia Konradsen. O técnico Fabio Capello lamentou os erros de finalização de seu time durante a partida.

Os russos estão no Grupo H da Copa e estreiam no dia 17 contra a Coreia do Sul, na Arena Pantanal. Bélgica e Argélia completam o grupo.

Portugal e Grécia ficaram no empate em amistoso nesse sábado, no Estádio Nacional, em Oeiras. O time português não contou com seu astro maior, Cristiano Ronaldo, que foi poupado por sentir dores na coxa. Com o empate, já são 16 anos sem que os conterrâneos de Roberto Leal vençam os gregos, incluindo aí a derrota na final da Eurocopa de 2004.

Portugal voltará a campo na próxima sexta, quando pega o México. Três dias depois, os lusos fazem um último amistoso contra a Irlanda. A estreia na Copa será em 16 de junho, num jogaço contra a Alemanha. Completam o complicado Grupo G Estados Unidos e Gana.

No caso da Grécia, os amistosos são contra Nigéria na terça-feira e Bolívia na sexta. Os herdeiros de Aristóteles estão no Grupo C, com Colômbia, Costa do Marfim e Japão, e estreiam no dia 14, contra os colombianos.

Leia também

Últimas notícias