Ê, lá em casa!

Bacalhau e churrasco, vinho do Porto e cerveja

Lista de compras da seleção portuguesa inclui 250 quilos de bacalhau salgado, além de vinho, alheira e choriço. Para os brasileiros, arroz feijão e bife

Shatabisha/Wikimedia Commons CC-BY 3.0

Bacalhau está mais garantido do que o churrasco

Nem é lista de compras lá de casa de preparativos para a Copa, são os itens que estarão disponíveis para as comitivas portuguesa e braslleira durante o Mundial.

Enquanto Portugal investiga se Luis Felipe Scolari, atual técnico brasileiro, sonegou impostos na temporada em que comandou a Seleção de Quinas, a federação do país ibérico aciona seus advogados para desembaraçar na alfândega mercadorias de interesse para a comitiva durante a Copa.

A seleção portuguesa ficará no Brasil, concentrada em Campinas (SP), a 100 quilômetros da capital, com jogos marcados para Salvador, Manaus e Brasília. De 11 a 30 de junho, a delegação terá garantidas dez caixas de bacalhau, o equivalente a 250 quilos do peixe salgado. Dá 12 quilos por dia, quase 500 gramas por jogador. Claro que a comissão técnica e o restante da comitiva também vão poder fazer uma boquinha.

Consta que haverá vinho do Porto no carregamento, mas sem informações sobre quantidades. Arroz carolino para fazer arroz doce, alheira e choriço também vem na bagagem.

Ao que consta, não há previsão de descarregamento de azeite. Vai ver vão usar o que houver no supermercado, na promoção.

Para a representação canarinho, a promessa é da nutricionista Silvia Ferreira é de muito arroz, feijão e bife. Quando (e se) houver motivo para comemorar, pode ter um churrasco guasca, ao gosto de Felipão e de Murtosa, e até uma cervejinha. Mas aí dependerá do endosso pessoal do treinador.

Já pensou? São 3 a 4 mil caloriasper capta. E, diferentemente da delegação de 2006, que tinha de lidar com a propensão a ganho de peso de figuras como Adriano e Ronaldo Fenômeno, agora a expectativa é de que todo mundo mantenha-se fininho comendo até pudim de leite.

(Foto: Shatabisha/Wiki Commons CC-BY 3.0)