A bola rola

Amistosos pré-Copa: Camarões vence e Bélgica goleia

Nas partidas disputadas na segunda-feira (26), rival do Brasil bateu a Macedônia por 2 a 0 e Bélgica goleou Luxemburgo por 5 a 1. Seleção brasileira se apresenta na Granja Comary

EFE

A equipe de Camarões posa para foto antes do amistoso contra a Macedônia. Valor da premiação é pauta na equipe

A 17 dias do início da Copa do Mundo, diversas seleções foram a campo testar suas equipes para a estreia na competição. Entre elas, Camarões, rival do Brasil no grupo A.

Os Leões Indomáveis enfrentaram a Macedônia e dominaram o adversário a maior parte do jogo. Mas gol mesmo só aos seis minutos do segundo tempo, quando Olinga finalizou, a bola bateu na defesa e Webó marcou de voleio. O tento final da peleja veio aos 38, com Choupo-Moting, que aproveitou falha da defesa adversária.

Camarões enfrentou um adversário não muito qualificado, já que os macedônios, em sua campanha nas eliminatórias do Velho Mundo, fizeram somente sete pontos em dez jogos. Mas oito titulares estiveram em campo e o treinador alemão Volker Finke deve ter feito observações determinantes para os cinco cortes que precisa fazer até a próxima segunda-feira, já que seu elenco ainda conta com 28 atletas.

Mesmo com a vitória, o clima é conturbado entre os camaroneses, que ainda ameaçam uma greve em função da premiação para a disputa do Mundial. Liderados pela estrela da equipe, o atacante Samuel Eto’o, os jogadores teriam recusado uma proposta inicial de 40 milhões de francos CFA, cerca de R$ 50 mil, para cada um. A negociação segue.

Goleada belga e vitória suada da Rússia

Tida como uma das grandes equipes da Copa, a seleção da Bélgica atropelou o tradicional saco de pancadas Luxemburgo por 5 a 1. O destaque do jogo foi o atacante Lukaku, do Everton, que marcou logo aos 2 minutos e fez o triplete, ou hat-trick, no triunfo belga. Foi a primeira vez que um atleta do time fez três gols em uma peleja desde 2001.

Já a Rússia suou para assegurar a contagem mínima e superar a Eslováquia, equipe que também não virá ao Brasil (só se for a turismo). Aos 36 do segundo tempo, um cruzamento da esquerda na cabeça do atacante Alexander Kerzhakov definiu o placar. A Rússia ainda disputa dois amistosos antes de viajar para a disputa do Mundial, um no próximo dia 31, contra a Noruega, em Oslo, e o último jogo em Moscou, dia 6, contra o Marrocos.

Em Sidney, a Austrália enfrentou a África do Sul, e saiu com um empate. Aos 13 minutos, Ayanda Patosi anotou para os sul-africanos, mas a alegria durou pouco. No minuto seguinte, o maior artilheiro da seleção, Tim Cahill, empatou a disputa. Os australianos voltarão a campo em solo brasileiro, no dia 2 de junho, em Vitória (ES), contra um adversário ainda não definido.

Brasil se apresenta

Os convocados da seleção brasileira se apresentaram hoje na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A exceção foi o lateral esquerdo Marcelo, que participou da decisão da Liga dos Campeões no sábado e ganhou folga até quarta-feira, mas já disse que vai estar a postos a partir de terça.

O coordenador técnico Carlos Alberto Parreira se mostrou confiante na coletiva concedida no primeiro dia de trabalhos no centro de treinamentos. “Nós somos os favoritos, sim. Evidentemente, não basta ser favorito para ganhar. Quantos favoritos já fracassaram? Então não basta ser favorito. Tem que ir a campo, encarar a partida com a maior seriedade e exercer o favoritismo a cada jogo”, disse.

Ao mesmo tempo, Parreira afirmou que tal confiança não equivale a um “já ganhou” e destacou o trabalho desenvolvido além dos gramados. “Não estamos falando isso da boca para fora. Nós acreditamos mesmo. Em 50, sem dúvida alguma, o fora de campo não ajudou. Em [termos de] seleção brasileira, me perguntam o que eu aprendi em seis ou sete Copas do Mundo? A primeira coisa é ganhar fora de campo. E não é fácil. Envolve muitas coisas. Operacional, logística, planejamento, relacionamento com o torcedor, com a imprensa, com a própria equipe. Então, nós já estamos com uma mão na taça.”