Falhas

Metrô de São Paulo sonega informações sobre acidentes ao público

Registro de comunicação entre repórter da RBA e Companhia do Metropolitano revela intenção clara de recusar informações e despistar investigação jornalística

Marcelo Alves/Techimage/Folhapress

Última terça-feira, na estação Sé: população se espreme em mais um dia de metrô lotado

São Paulo – Apenas nas últimas 24 horas, o metrô de São Paulo viveu duas novas ocorrências graves – uma delas com feridos. Hoje (5), antes das 5h da manhã, um trem que percorria a Linha 3-Vermelha apresentou falha nos freios, soltou intensa fumaça e precisou ser esvaziado na estação Sé. Em horário normal, o fato teria criado grande transtorno.

Ontem, um acidente ainda não esclarecido na esteira rolante que liga as estações Paulista (Linha 4 Amarela) e Consolação (Linha 2 Verde) provocou ferimentos em vinte pessoas. Dez delas foram hospitalizadas. Houve pânico no local, frequentemente superlotado e sem vias de escape. Não há, no entanto, nenhuma informação a respeito, nos sites da Companhia do Metrô ou da ViaQuatro, que administra a Linha 4, privatizada.

Leia também:

Durante décadas, o metrô paulistano foi conhecido por sua excelência. Agora, diante dos sinais evidentes de crise na manutenção, os responsáveis pelo sistema parecem ter adotado uma política deliberada de sonegação de informações. Informações que são coletadas: Metrô e ViaQuatro fornecem em tempo real, em seus sites, dados sobre a situação de suas linhas. Há algum tempo, após o aumento do número de falhas, o Metrô implementou inclusive um sistema que imprime automaticamente “declarações de ocorrência”, que podem ser impressas e apresentadas para justificar atrasos.

Mas a informação mais importante é ocultada: qual a evolução exata do número de falhas? Para apurá-la, bastaria tabular as informações instantâneas, fornecidas dia a dia. Além de não fazê-lo, o metrô exclui de seu site, a cada dia, as ocorrências da véspera – o que impede tabulação independente.

Pior: quando questionada especificamente sobre falhas, a empresa recusa-se a responder. Prefere oferecer à imprensa dados genéricos, sem nenhuma precisão técnica. A comunicação registrada abaixo registra esta manobra. Em 22 de agosto, nosso repórter enviou à assessoria de imprensa da Companhia do Metrô um conjunto de questões concretas e específicas, copiadas a seguir. Outras questões foram enviadas nos dias 26, 27 e 30 de agosto.

A empresa manteve total silêncio durante doze dias, contados a partir da primeira solicitação. Ao final deles, em 3 de setembro, enviou a seguinte nota, em que não responde a nenhuma das questões formuladas:

À Rede Brasil Atual
Repórter Tadeu Breda

Segue o posicionamento da Companhia do Metrô em resposta as três demandas encaminhadas no mês de agosto:

O Metrô de São Paulo é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Recebeu em 2012 o prêmio de Melhor Metrô das Américas, concedido [pelo] The Metros Awards, a principal premiação do setor metroviário internacional, pelo alto índice de confiança, segurança e regularidade.

Diariamente, a Companhia do Metrô de São Paulo transporta 4,6 milhões de passageiros em suas cinco linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás. São 74,3 quilômetros de extensão, 64 estações e uma frota de 164 trens.

Com um índice de disponibilidade de 99,08% dos trens nos horários de pico, o Metrô de São Paulo mantém a regularidade de intervalos assegurando aos usuários a confiabilidade na prestação do serviço. Diariamente, são realizadas 3.714 viagens em todas as linhas do Metrô-SP.

A expansão e a modernização do Metrô são prioridades do Governo do Estado de São Paulo, que executa atualmente quatro obras simultâneas de construção e ampliação de linhas. São elas: 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), 5-Lilás (Largo 13-Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente-Cidade Tiradentes) e 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas-Morumbi). Ainda em 2013, poderão ser iniciadas mais três linhas: a extensão da 2-Verde (Vila Prudente a Dutra), em licitação já em andamento; 18 Bronze (Tamanduateí e a Região do ABC) e a 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim), ambas em licitação no modelo de parceria público-privada.

O Metrô se estruturou com a compra de novos trens, redução de intervalos e oferta de novas viagens para atender o crescente aumento de demanda de usuários. Nos dois últimos anos, mais de 1 milhão de passageiros passaram a utilizar o sistema metroviário, o que representa um aumento de 25%. Somente o número de viagens passou de 1,1 milhão por ano em 2010 para 1,2 milhão em 2012.

O transporte metroferroviário é o mais rápido, confiável e econômico para a população. Com uma tarifa integrada de R$ 3, igual a dos ônibus urbanos do município, o Metrô paulista oferece aos seus usuários uma rede de 335 quilômetros de extensão, já que tem interligação gratuita com a CPTM em várias estações.

Em relação à ocorrência na Linha 3, a Companhia do Metrô de São Paulo esclarece que a Comissão Permanente de Segurança está apurando as causas do incidente com um trem da Frota K, ocorrido em 05/08. Enquanto os trabalhos não forem concluídos, qualquer afirmação sobre as causas é prematura e irresponsável.

A maioria das falhas registradas nos trens da Companhia do Metrô, sejam esses trens novos, já modernizados ou programados para futura modernização, são problemas nos sistemas de portas, iluminação, som e ventilação/ar condicionado, que não comprometem a segurança dos usuários e que, em muitos casos, são resolvidos durante a viagem dentro do horário comercial com a pronta intervenção das equipes de manutenção.

Departamento de Imprensa do Metrô
Departamento de Imprensa – CMI
Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Fone: (11) 3291-9801 / Fax: (11) 3291-9807
E-mail: [email protected]
www.metro.sp.gov.br

Diante do ocultamento evidente de informações, Outras Palavras e RBA protocolarão, nos próximos dias, um pedido formal de acesso à informação, recorrendo à Lei de Acesso à Informação, promulgada em 16 de maio de 2012, e que obriga a todos os órgãos da administração pública, como o Metrô, a fornecerem dados a qualquer cidadão. Abaixo, reproduzimos os e-mails e as perguntas enviadas, em vão, à Companhia do Metropolitano.

tadeu     22 de agosto de 2013 17:05
Para: [email protected]

Boa tarde,

Sou repórter da Rede Brasil Atual e estou trabalhando numa reportagem sobre os desdobramentos do descarrilamento do metrô ocorrido no último dia 5 de agosto. Tenho uma série de informações que gostaria de checar com a empresa. E também entrevistas que gostaria de fazer. O ideal é que vocês possam me responder a tempo de que todas as informações, devidamente confrontadas com outras versões, possam entrar na matéria – e não que me enviem uma carta-resposta apenas depois que minha reportagem for publicada. Ok?

As entrevistas que quero requisitar são com:

> Antonio Carlos Palácio, supervisor operacional, presidente da Cipa de Operações.
> Chefe da sindicância/investigação sobre o acidente.
> Funcionários envolvidos no procedimento de emergência do acidente.

Seguem as questões ao Metrô:

> Qual foi o motivo oficial do acidente do último dia 5 de agosto? Foram problemas no truque, como tem sido noticiado? Se sim, que problemas foram esses?

> O trem acidentado foi mesmo o K07? Se sim, quando ele foi reformado? Qual foi a empresa ou consórcio responsável pela reforma? Se foi um consórcio, que empresas fazem parte dele? Qual foi o valor da reforma do trem acidentado?

> Por que o representante do Metrô na Cipa de Operação, Antonio Carlos Palácio, negou-se a chamar uma reunião extraordinária da Cipa para discutir o descarrilamento?

> Qual o valor de todo o contrato de reforma dos trens que entraram no mesmo pacote do trem acidentado no dia 5 de agosto? Quantas composições foram, estão sendo e serão reformadas? De quais linhas?

> A que velocidade estava o trem que descarrilou dia 5 de agosto? É a velocidade normal para o trecho?

> Quantas Cipas estão em atividade no Metrô? Quais são elas?

> Quem está conduzindo a sindicância ou investigação sobre as causas do acidente do dia 5 de agosto? É a Copese? Quem faz parte da comissão investigadora? Há representantes dos trabalhadores, do sindicato ou das Cipas?

> O relatório que se originar da investigação da Copese será público? Em casos anteriores, foi?

> Já houve descarrilamentos na história do metrô? Quantos? Quando? Quais? Houve vítimas? Houve reunião extraordinária da Cipa para discutir cada caso?

> Já houve quebra do truque como esta do dia 5 de agosto?

> Quais foram as reuniões extraordinárias de Cipas que já ocorreram na empresa? Por quais motivos?

> É verdade que a maquinista que conduzia o trem durante o acidente não percebeu o descarrilamento porque nenhuma indicação na cabine de controle indicou que o trem havia saído dos trilhos?

> É verdade que, devido a imperfeições na via, o sensor de descarrilamento dos trens do metrô permanecem desligados?

> O Metrô está impedindo que os funcionários e o sindicato vejam a peça danificada no acidente do dia 5 de agosto?

Saudações cordiais,

==

tadeu     26 de agosto de 2013 13:25
Para: imprensa <[email protected]>

Boa tarde,

Sou repórter da Rede Brasil Atual. Envio perguntas relativas a algumas denúncias que recebemos: a de que os trens K10 e K14 apresentaram uma série de irregularidades na semana passada, motivo pelo qual entraram e saíram de circulação várias vezes; e a de que o K14 foi colocado em operação na sexta-feira à noite apesar de apresentar falhas – como o mau funcionamento do sinalizador de descarrilo, no sábado.

Meu prazo é hoje, segunda-feira, à noite. A matéria será publicada, no máximo, amanhã, terça-feira, de manhã.

Seguem as perguntas:

> Qual é a situação dos trens K10 e K14?

> É verdade que o Metrô colocou e retirou de circulação esses dois trens várias vezes na semana passada? Se sim, por quê?

> Que tipo de falhas apresentam os trens K10 e K14?

> É verdade que o K14 apresentou 16 falhas entre os últimos dias 20/08 e 23/08?

> É verdade que o K14 apresentou no dia 24/08 falhas no sinalizador de descarrilamento? Isso é grave?

> Por que o Metrô colocou trens com falhas em circulação?

> Há risco de novos acidentes?

Saudações cordiais,

==

tadeu   27 de agosto de 2013 15:23
Para: imprensa <[email protected]>

Boa tarde,

Gostaria de receber informações detalhadas sobre a frota do Metrô, algo parecido com o que está disponível neste link do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Frota_do_Metr%C3%B4_de_S%C3%A3o_Paulo. Esses dados estão corretos? Quero informações oficiais.

> Qual é o tamanho da frota do Metrô?

> Como está dividida/organizada?

> Quantos trens existem em cada frota?

> Quando cada frota entrou em operação?

> Quando cada frota foi construída?

> Quando cada frota foi adquirida?

> Quando cada frota foi reformada, se for o caso?

> Em que linhas cada frota opera?

> Qual o custo de aquisição (ou reforma) de cada frota?

Atenciosamente,

==

tadeu    30 de agosto de 2013 17:02
Para: imprensa <[email protected]>

Boa tarde,

Sou repórter da Rede Brasil Atual em São Paulo. Gostaria de obter informações sobre a ocorrência de falhas no Metrô, por ano e linha, desde 1990 até 2012. Iremos utilizar os dados numa reportagem sobre falhas no sistema.

Meu prazo é segunda-feira, 30 de agosto.

Atenciosamente,