Quem fica em primeiro?

Brasil e Itália jogam para fugir da Espanha nas semifinais

Disputa pelo primeiro lugar do Grupo A da Copa das Confederações vale para não enfrentar o time de Vicente Del Bosque

(EFE/Robert Ghement)

Até agora, quem dá bola no Brasil é Neymar. E contra a Itália?

Brasil e Itália decidem hoje às 16 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador, quem fica com primeiro lugar do Grupo A da Copa das Confederações. Uma partida importante pois quem ficar em segundo lugar deve cruzar com a Espanha já nas semifinais.

No histórico do confronto, o Brasil leva vantagem. São quinze partidas entre as duas seleções, com sete vitórias brasileiras, cinco italianas e três empates. No último jogo, um 2 a 2 no qual o time de Felipão cedeu o empate após estar vencendo por 2 a 0. Em edições da Copa das Confederações, o confronto de 2009 terminou com triunfo verde e amarelo, 3 a 0, dois gols de Luis Fabiano e um gol contra de Dossena.

Em Copas do Mundo, equilíbrio com a balança pendendo para os brasileiros. São duas vitórias do país da Bota, uma em 1938 e outra em 1982, a fatídica derrota da equipe de Telê para a esquadra de Paolo Rossi. O Brasil se saiu melhor na final de 1970, um sensacional 4 a 1, e na disputa pelo terceiro lugar em 1978. O empate na final de 1994, como todos sabem, acabou sendo favorável à seleção canarinha, que venceu nos pênaltis.

Para a peleja de hoje, o Brasil joga desfalcado do volante Paulinho, que sentiu um entorse no tornozelo. Seu substituto e parceiro de Luiz Gustavo provavelmente será Hernanes, que joga justamente na Itália, pela Lazio. O resto do time permanece o mesmo, o que deve ser motivo de bolão: quanto tempo a torcida vai esperar para vaiar Hulk e pedir Lucas? A bem da verdade, o jogador do Paris Saint German não tem feito grandes atuações mesmo quando entra contra equipes já cansadas, perdendo nesse quesito para Jô.

Pelo lado italiano, há duas baixas: o maestro Pirlo, machucado, e De Rossi, suspenso, não enfrentam os donos da casa. Já Balotelli está confirmado, e deve ser a estrela solitária (nenhuma referência ao Botafogo aqui) do ataque da equipe.

Ficha técnica

Itália X Brasil

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

Horário – 16h

Árbitro – Ravshan Irmatov (UZB)

Auxiliares – Abdukhamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochakarov (KGZ)

Itália – Buffon, Abate, Barzagli, Chiellini e Sciglio; Aquilani, Marchisio e Montolivo; Giovinco, Giaccherini e Balotelli – Técnico: Cesare Prandelli.

Brasil – Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Henanes e Oscar; Hulk, Neymar e Fred – Técnico: Luiz Felipe Scolari.