Nova música brasileira encontra espaços alternativos na TV paga

cantor, compositor e multinstrumentista Curumin participa do Zoombido, na emissora da tv por assinatura Canal Brasil (©reprodução) Estreia em 5 de abril o programa “Evidente”, a nova atração musical do […]

cantor, compositor e multinstrumentista Curumin participa do Zoombido, na emissora da tv por assinatura Canal Brasil (©reprodução)

Estreia em 5 de abril o programa “Evidente”, a nova atração musical do Canal Brasil, disponível nos serviços de TV por assinatura, que reúne videoclipes de artistas da atual cena independente brasileira, como Criolo, Emicida, Los Porongas, Lollypops, Chimarruts, Garotas Suecas, Mombojó, Bárbara Eugênia e Gaby Amarantos, entre outros. Ao mesmo tempo, chega às lojas o DVD “Afinando a Língua”, com trechos das apresentações e das entrevistas de jovens bandas e intérpretes no programa apresentado por Tony Bellotto no Canal Futura. Entre eles, estão Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Tiê, China, Pedro Luís, Thais Gulin e Banda Gentileza.

Além das emissoras musicais MTV Brasil, Multishow, VH1 e TV Mix e dos programas “Evidente” e “Afinando a Língua”, a televisão brasileira aberta e a cabo oferece outras boas atrações musicais. São elas “MPBambas”, “O Som do Vinil” e “Zoombido”, no mesmo Canal Brasil, “Som Brasil”, na TV Globo, e o consagrado “Ensaio”, da Cultura.

Jovens e talentosos artistas não param de surgir nos mais diferentes pontos do país e com muito a mostrar e a dizer. É o que se percebe ao assistir o DVD “Afinando a Língua”. Com o comando do guitarrista dos Titãs e romancista Tony Bellotto, que está à frente do programa há mais de dez anos, a moçada é convidada, além de se apresentar, a falar sobre o método de composição, as principais referências e a trajetória musical.

É assim que o paulistano Marcelo Jeneci revela que uma de suas marcas autorais é a mistura de rural com urbano; que o sexteto curitibano Banda Gentileza gosta de se valer dos trocadilhos nas letras das canções; que o rapper mineiro Flávio Renegado utiliza a música como possibilidade de ser ativista político; que o pernambucano China foi fortemente influenciado pela cena manguebeat; e que a carioca Thais Gulin considera compor “incômodo demais”.

Composição também é o foco principal do programa “Zoombido”, comandado pelo cantor, compositor, ator e fotógrafo Paulinho Moska desde 2006, que tem o privilégio de tocar e cantar com cada um dos convidados. O global “Som Brasil” se vale dos novos cantores interpretando e homenageando grandes nomes da música brasileira. Esse tom de homenagem e história também impera em “MPBambas”, apresentado pelo crítico, jornalista e escritor Tárik de Souza; e “O Som do Vinil”, conduzido por Charles Gavin, ex-baterista dos Titãs.

Dos antigos

Nenhum deles tem tanta importância histórica quanto o “Ensaio”, realizado por Fernando Faro desde 1989 (antes, ele tivera na emissora o “Ensaio” na TV Tupi, desde 1969, e “MPB Especial”, na TV Cultura, a partir de 1971) e que hoje se constitui como um dos mais completos arquivos da música brasileira. Por ali passaram e continuam passando grandes nomes, como Elis Regina, Adoniran Barbosa, Djavan, Gal Costa, Zé Kéti, Tim Maia e Criolo, entre tantos outros.  O programa mais recente foi com o apresentador, jornalista e compositor Nelson Motta, tendo sido exibido no domingo, 25 de março.

Portanto, não há falta de talento e competência para se realizar bons programas musicais na televisão, mas era preciso haver um leque bem maior de opções. Mas eles poderiam existir em maior número, pois, com certeza, há muitos artistas das novas e antigas gerações para se apresentar e um público ávido por assisti-los.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias