Transporte no Carnaval, moradia e eletricidade nas dicas do feriado

Véspera de Carnaval e vão algumas dicas de leitura publicadas durante a semana para ocupar seus momentos de descanso entre uma marchinha e outra. Para não deixar na mão os […]

Véspera de Carnaval e vão algumas dicas de leitura publicadas durante a semana para ocupar seus momentos de descanso entre uma marchinha e outra. Para não deixar na mão os foliões, o site Mobilize reúne informações sobre os esquemas de transporte para os dias de folia no Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda. No Rio, as linhas de metrô funcionarão sem interrupção entre as 0h de sábado (18/02) e 23h de terça-feira (21/02). Na capital baiana, quem circula 24h são os ônibus, enquanto Recife terá um acréscimo de 441 novos ônibus durante o período de festa.

Futebol e moradia

O site Ludopédio pretende “falar sobre futebol a partir de um olhar interdisciplinar, vinculado às diversas áreas das Ciências Humanas”, segundo sua apresentação. Cumpriu sua missão com clareza nesta entrevista com a urbanista Raquel Rolnik, relatora internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). O foco é nos impactos das obras para a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 para as populações mais pobres.

Para Rolnik, a ações são marcadas pelo histórico descaso com estas populações. “Particularmente e historicamente, as cidades brasileiras jamais acolheram a população pobre, disponibilizando acesso a terra urbanizada, bem localizada e moradia adequada, de tal maneira que o modelo predominante de moradia brasileira é a informalidade, ou seja, a autoconstrução da moradia pelas próprias pessoas, seja em favelas, loteamentos irregulares ou semirregulares, mas sempre marcados por ilegalidades, extralegalidades e, sobretudo, pela ausência de infraestrutura e equipamentos”, afirma. Ela vê ainda um processo de destituição dos direitos adquiridos por essas pessoas em lutas organizadas nos anos 70 e 80 que culminaram com o reconhecimento de parte de suas reivindicações na Constituição de 1988.

Energia inteligente

No site Congresso em Foco, o jornalista Olympio Barbanti Jr. Prevê uma verdadeira revolução na política energética das cidades, com oaperfeiçoamento e implantação das chamadas smart grid, ou redes elétricas inteligentes. Com elas, seria possível controlar de forma mais clara o consumo de sua casa, reduzindo o desperdício. O sistema incluiria baterias para armazenar energia para consumo posterior. Além disso, com as smart grid, “qualquer edificação – casas, fábricas, edifícios públicos – pode abrigar painéis fotovoltaicos, produzir energia elétrica e injetá-la na rede das distribuidoras onde estão conectadas”, podendo até se tornar fornecedores de energia.

E a condecoração…

E para lembrar que nem no Carnaval tudo é festa, a nota triste da semana pré-Carnaval vai para a condecoração concedida pela Polícia Militar de São Paulo para o Coronel Messias, que comandou a desastrosa operação de despejo do Pinheirinho. “Trata-se da Medalha Paul Balagny, destinada a personalidades que ‘tenham se destacado por relevante contribuição às ciências, letras, artes e cultura, resultando em benefício à Policia Militar do Estado de São Paulo’”, denuncia o site do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.