MPB ganha mostra de documentários no CCBB de São Paulo

Um dos gêneros cinematográficos brasileiros que mais se desenvolveu nos últimos anos foi o documentário, principalmente aquele voltado para a música. É o que poderá ser conferido de 4 a […]

Um dos gêneros cinematográficos brasileiros que mais se desenvolveu nos últimos anos foi o documentário, principalmente aquele voltado para a música. É o que poderá ser conferido de 4 a 15 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo.

Trata-se da mostra “Cine MPB – Retrospectiva de documentários musicais brasileiros”, que contará com 17 obras que retratam artistas como Novos Baianos, Elza Soares, Tom Zé e Itamar Assumpção. Essa produção, assinada por nomes como Lírio Ferreira, Vladirmir Carvalho e Miguel Faria Jr., também será discutida pelos críticos Pedro Alexandre Sanches e José Flávio Júnior.

Entre os filmes, estão “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dias, a respeito do grupo Novos Baianos, que reuniu, entre outros, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby Consuelo; e “Lóki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle, a respeito da trajetória de um dos mentores dos Mutantes. Ambos foram vitoriosos junto ao público do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Também aparecem “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, de Micael Langer, Claudio Manoel e Calvito Leal, que procura mostrar como Wilson Simonal se tornou um dos nomes mais populares da música brasileira até ser acusado, de modo injusto (para muitos), de delatar colegas ao regime militar; “Cartola”, de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, a respeito do sambista que viveu vários altos e baixos na vida; e “Vinicius”, de Miguel Faria Jr, que, ao retratar o “poetinha”, obteve a maior bilheteria dentre todos esses filmes.
Alguns movimentos musicais também foram retratados nos documentários brasileiros. Esse é o caso de “Botinada! A Origem do Punk no Brasil”, de Gastão Moreira; “Rock Brasília”, de Vladimir Carvalho; e “Fala Tu”, de Guilherme Coelho, que mostra três personagens que sonham em viver de hip hop.

Serviço
Mostra Cine MPB, de 4/1 a 15/1. Ingressos de R$ 2 a R$ 4s.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo/SP.
T: (11) 3113-3651

[email protected]