Quadrinhos de David B., integrante da nova geração francesa, chegam ao Brasil

Desde Albert Uderzo e René Goscinny, criadores do “Asterix”, e Jean Giraud, conhecido pelos pseudônimos Moebius e Gir, que as histórias em quadrinhos francesas figuram entre as melhores do mundo. […]

Desde Albert Uderzo e René Goscinny, criadores do “Asterix”, e Jean Giraud, conhecido pelos pseudônimos Moebius e Gir, que as histórias em quadrinhos francesas figuram entre as melhores do mundo. E agora não é diferente, graças ao trabalho de feras como David B., que acaba de ter o livro “Pequeno Pirata” lançado no Brasil.

David B. é reconhecido internacionalmente como um dos integrantes mais importantes da denominada geração dos “novos quadrinhos franceses”. Ele é o fundador da editora francesa L’Association, um coletivo de desenhistas que começaram a publicar, nos anos 90, histórias em quadrinhos independentes. Navegando entre os universos adultos e infanto-juvenis, realistas e fantásticos, ele chama atenção pelos traços geométricos e que causam certa estranheza num primeiro momento, mas é só aprofundar o contato para se perceber a originalidade e encantamento do artista.

“Pequeno Pirata” é um conto de Pierre Mac Orlan, importante escritor francês de contos fantásticos, que também escreveu romances, ensaios, poesias e letras de música. A história gira em torno dos tripulantes do Holandês Voador, que estão todos mortos e navegam a esmo pelo oceano, saqueando outros navios, até que encontram um bebê, que, de certo modo, consegue transformá-los. David B. já havia adaptado outro conto do autor para história em quadrinhos. Trata-se de “Chronique des jours desesperes”, ainda sem tradução para o Brasil.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias