Documentário sobre ‘Laranja Mecânica’ é atração da Mostra

Em 1971, estreava um dos filmes mais aclamados de todos os tempos, “Laranja Mecânica”, cujo título original é “A Clockwork Orange”, dirigido pelo britânico Stanley Kubrick e adaptado do romance […]

Em 1971, estreava um dos filmes mais aclamados de todos os tempos, “Laranja Mecânica”, cujo título original é “A Clockwork Orange”, dirigido pelo britânico Stanley Kubrick e adaptado do romance homônimo escrito em 1962 pelo também inglês Anthony Burgess. Quarenta anos depois, estreia o documentário “Era Uma Vez… Laranja Mecânica”, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que tem a última sessão nesta terça-feira (25), com entrada franca.

Com orçamento de US$ 2,2 milhões, o filme se passa numa Inglaterra do futuro, onde o garoto Alexander DeLarge (Malcolm McDowell), que adora Beethoven, é líder de uma gangue que pratica estupro e violência em alta escala. Após vários crimes, ele é preso e libertado dois anos depois, mas obrigado a se submeter a uma terapia experimental, desenvolvida pelo governo, para deter o crime na sociedade e batizada Ludovico, nome de um dos filhos de Carlo Magno, rei dos francos, e também de um pintor italiano. O filme, aliás, é cheio de referências à contracultura dos anos 1960.

Essa é uma das descobertas do ótimo documentário, dirigido pelo francês Antoine de Gaudemar, que conta com depoimentos de sociólogos, psicólogos e historiadores, que tentam contextualizar o filme e revelar a importância histórica da obra.

Há também depoimentos da viúva do cineasta, Christiane Kubrick, mas quem rouba a cena é mesmo o protagonista Malcolm McDowell, que revela os vários choques que teve durante as filmagens, ao ir descobrindo as cenas, principalmente aquela em que, enquanto agride um homem e antes de estuprar a esposa dele, canta e dança “Singing in the Rain” (Gene Kelly). Aparecem ainda imagens de arquivo do próprio Stanley Kubrick e de Anthony Burgess.

 

Serviço
Terça-feira, 25 de outubro, às 19h. Entrada franca.
Faap – Fundação Armando Álvares Penteado. Rua Alagoas, 903. Higienópolis.
T: (11) 3662-7321.

[email protected]