SC: Enchentes podem ser piores que em 2008, diz Defesa Civil

Ruas de Brusque estão embaixo d’água (Foto: Ag. RBS/Folhapress) O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, está sendo mais uma vez atingido por fortes chuvas. Nos últimos 3 dias, 71 […]

Ruas de Brusque estão embaixo d’água (Foto: Ag. RBS/Folhapress)

O Vale do Itajaí, em Santa Catarina, está sendo mais uma vez atingido por fortes chuvas. Nos últimos 3 dias, 71 cidades da região foram atingidas por enchentes, enxurradas ou deslizamentos. Ao todo, 761 mil pessoas já foram afetadas. Um homem morreu e mais de 50 mil pessoas deixaram suas casas. Dessas, cerca de 13 mil estão em alojamentos provisórios. Os departamentos de Defesa Civil da região pedem para que as pessoas abandonem suas casas. Em Itajaí, a Defesa Civil prevê que as consequências das chuvas possam ser ainda piores que as de 2008, quando mais de 130 pessoas morreram.

Os municípios de Brusque e Rio do Sul decretaram estado de calamidade pública. Em Brusque, informações oficiais dão conta de que 105 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, praticamente toda a população, embora não haja registros de desalojados. Em Rio do Sul, 50 mil dos 60 mil habitantes estão sofrendo algum tipo de consequência das chuvas. Lá, 13 mil pessoas estão fora de suas casas. Outras 19 cidades do estado estão em situação de emergência. Em Blumenau, por exemplo, 280 mil pessoas foram afetadas e 15 mil estão fora de suas casas.

Na tarde de hoje, a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti participou de uma reunião com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para discutir uma possível ajuda do governo federal. Sem divulgar valores, Salvatti afirmou que fará uma avaliação do caso e levará a questão para a presidenta Dilma Roussef.