S. Luiz do Paraitinga recebe Semana da Canção Brasileira

Há quase dois anos, a cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, era praticamente arrasada com a força das chuvas do verão brasileiro, que os geólogos […]

Há quase dois anos, a cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, era praticamente arrasada com a força das chuvas do verão brasileiro, que os geólogos denominaram de “chuva com retorno milenar”, e os descuidos típicos dos governantes brasileiros. Desde então, a população local vem demonstrando esforço incansável para reconstruir a cidade que se tornou Patrimônio Histórico Nacional, em dezembro de 2010, e vários eventos importantes trazem nova vida ao local. Esse é o caso da Semana da Canção Brasileira, cuja quarta edição acontece gratuitamente até o próximo domingo, 18 de setembro, no Mercado Municipal, no Coreto Elpídio dos Santos e no Coretinho Antonio Nicolau de Toledo.

“Neste cenário é relevante lembrar que a Semana da Canção Brasileira é antes de tudo uma reflexão sobre o maior patrimônio material brasileiro, nossa canção popular. É a partir dela que estabelecemos três pontos fundamentais: Educação de Música Popular Brasileira, História da Música Popular Brasileira e Letra e Música (estudos sobre a invisível e indivisível relação que se estabelece entre letra e linha melódica na canção popular)”, explicam os organizadores Coletivo de Produção e Suzana Salles, importante cantora paulistana que se destacou por acompanhar nomes importantes da denominada “vanguarda paulista”, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.

Entre as atrações, estão os shows com Pereira da Viola, Leci Brandão, Geraldo Azevedo, Tulipa Ruiz e Paulo Freire e Wandi Doratiotto, conhecido integrante do Premeditando o Breque e apresentador do saudoso “Bem Brasil”. O encerramento em grande estilo ficará por conta do cantor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, que em fevereiro completou 70 anos. Também acontecem oficinas de interpretação e palestras a respeito de grandes nomes da música brasileira.

 Para mais informações acesse www.semanadacancao.com.br/site2011

 [email protected]