Brasil pede passagem, pela esquerda

Reconhecimento internacional ao discurso de Dilma, na ONU, e honoris causa dado a Lula são homenagens ao povo brasileiro (Fotos: Roberto Stuckert Filho/Pr e Ricardo Stuckert/Instituto Lula) Na semana passada, […]

Reconhecimento internacional ao discurso de Dilma, na ONU, e honoris causa dado a Lula são homenagens ao povo brasileiro (Fotos: Roberto Stuckert Filho/Pr e Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Na semana passada, o Brasil protagonizou um momento histórico, quando a presidenta Dilma Rousseff tornou-se a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Dilma também fez um discurso belíssimo, no conteúdo e na forma. Isso foi reconhecido internacionalmente e também aqui no Brasil. Mesmo os grandes jornais, normalmente muito críticos, renderam homenagens ao desempenho da presidenta.

Na terça-feira (27), foi a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais uma vez, brilhar lá fora, ao receber o título de doutor honoris causa em Paris, do Instituto de Ciências Políticas de Paris, conhecido como Sciences-Po. Aplaudido de pé pelos docentes, estudantes e embaixadores de vários países latino-americanos, Lula tornou-se a primeira personalidade da América Latina a receber o título, concedido antes a apenas 15 pessoas em 140 anos.

Lula recebeu a homenagem das mãos de Jean-Claude Casanova, representante do instituto e presidente da Fundação Nacional da Ciência Política.

Em seu discurso, o ex-presidente enumerou avanços sociais de seus dois mandatos (de 2003 a 2011) e destacou o que ele chamou de uma gestão que “começou a tratar os pobres como verdadeiros cidadãos”.

É o sétimo título de doutor honoris causa recebido por Lula. Metalúrgico e líder sindical sem título universitário, que concorreu três vezes à Presidência antes de ser eleito, Lula declarou-se “orgulhoso de ter criado 14 universidades, 126 campi universitários e 214 escolas técnicas”.

E o governo de Lula continua apresentando resultados. Na mesma terça, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou que o número de trabalhadores com rendimento familiar per capita de até meio salário mínimo caiu de 17 milhões, em julho de 2002, para 12,8 milhões, em julho de 2011, nas seis das principais regiões metropolitanas do país. O estudo baseou-se em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao período do governo Lula e mais seis meses do governo Dilma.

É este Brasil que conquistou o respeito internacional e a aprovação do povo brasileiro. Como Lula disse, o título oferecido e o reconhecimento do papel exercido por Dilma na ONU são grandes homenagens ao nosso povo.

Leia também

Últimas notícias