Vereador apresenta recurso pela CPI das Remoções no RJ

Instalação de CPI para investigar remoções em comunidades pobres enfrenta dificuldades na Câmara (Foto: Câmara de Vereadores do RJ) (atualizado em 18/08 às 08:30) O vereador Eliomar Coelho (Psol) apresentou […]

Instalação de CPI para investigar remoções em comunidades pobres enfrenta dificuldades na Câmara (Foto: Câmara de Vereadores do RJ)

(atualizado em 18/08 às 08:30)

O vereador Eliomar Coelho (Psol) apresentou ontem à Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro um requerimento para que o recurso contra a retirada de assinaturas de cinco vereadores para a abertura da CPI das Remoções fosse apreciado na próxima sessão. O recurso foi apresentado no dia 7 de julho e já deveria ter sido analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Como isso ainda não aconteceu, o requerimento exige que o pedido entre na ordem do dia.

Eliomar quer instaurar a Comissão para investigar denúncias de desrespeito aos moradores que estão sendo removidos de diversas comunidades da cidade para dar espaço para as obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. De acordo com as normas regimentais, o recurso tem que ser votado na próxima terça-feira. 

O pedido de abertura da CPI foi apresentado em junho, com 19 assinaturas, duas a mais que o necessário. Depois de protocolado o pedido, cinco vereadores retiraram suas assinaturas, numa manobra que vai contra o regimento interno casa. Os vereadores que desistiram da CPI são: Tânia Bastos (PRB), Carlinhos Mecânico (PPS), Elton Babú (PT), Eduardo Moura (PSC) e Rubens Andrade (PSB).

A reportagem entrou em contato com os gabinetes dos cinco vereadores que retiraram as assinaturas. A assessoria de imprensa de Tânia Bastos respondeu que a vereadora dava a questão por encerrada e não comentaria o assunto. Mesmo após insistência para saber o motivo da desistência, não houve resposta. Até o final da tarde, as assessorias de Eduardo Moura, Rubens de Andrade e Carlinhos Mecânico não haviam respondido ao pedido de entrevista. Já Elton Babú não estava na Câmara no momento das ligações e não pôde ser contatado por telefone nem pela reportagem nem pela própria assessoria, que informou que o vereador estaria em uma reunião com o prefeito Eduardo Paes.