RJ: CPI das Remoções não deve ser aprovada

A novela da CPI das Remoções no Rio de Janeiro está perto de acabar. O recurso do vereador Eliomar Coelho contra a retirada do pedido seria votado hoje (23). Os […]

A novela da CPI das Remoções no Rio de Janeiro está perto de acabar. O recurso do vereador Eliomar Coelho contra a retirada do pedido seria votado hoje (23). Os apoiadores da proposta, no entanto, perceberam que não teriam maioria e esvaziaram o plenário. Dessa forma, a votação ficará para amanhã. Os defensores da CPI consideraram a manobra uma vitória, já que o assunto vai ficar na pauta por mais um dia.

Não há, no entanto, esperança de que o recurso para a instalação da comissão seja aprovado. As galerias da Casa ficaram lotadas com manifestantes pedindo a aprovação do recurso, mas nem isso sensibilizou os parlamentares. Os manifestantes prometeram voltar amanhã (24) para pressionar os vereadores.

A confusão em torno da CPI, que deveria investigar eventuais abusos no desalojamento de milhares de famílias para as obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, começou depois de o pedido de abertura da comissão, com todas as assinaturas necessárias,  foi apresentado à mesa diretora. Sem explicar o motivo, cinco vereadores retiraram seus nome do pedido, apesar de isso não ser aceito pelo regimento. Em julho foi apresentado um recurso contra a decisão de arquivar o pedido, que só entrou na pauta hoje.

Leia também

Últimas notícias