Multas por desrespeito ao pedestre começam hoje em SP; conte sua experiência

Pedestre seguro, em São Paulo, só com a ajuda de fiscais (Foto: Prefeitura de São Paulo) As multas para motoristas que desrespeitarem a faixa de pedestres começa hoje em São […]

Pedestre seguro, em São Paulo, só com a ajuda de fiscais (Foto: Prefeitura de São Paulo)

As multas para motoristas que desrespeitarem a faixa de pedestres começa hoje em São Paulo. Depois de uma ação educativa que teve início em maio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começará a punir os transgressores. A fiscalização, em princípio, acontece na região da Avenida Paulista e no Centro da cidade. A multa para desrespeito a faixa é de R$ 191,53 e o motorista perde 7 pontos na carteira de habilitação. 

A esperança dos pedestres paulistanos é que a multa finalmente eduque os motoristas, que não mudaram de comportamento com a campanha educativa. Um levantamento da própria CET realizada em quatro pontos da região central mostra que mais de 90% dos motoristas não respeitam a faixa e que 42% sequer usam a seta para realizar uma conversão, atitude que piora a segurança do pedestre.

A campanha, aliás, teve mais falhas do que acertos. Faltou empenho em áreas não centrais e também ações educativas nas escolas. O exemplo de Brasília mostra que as crianças nos carros são os melhores fiscais de pais e outros familiares. 

Você, leitor, já teve alguma experiência perigosa cruzando as ruas de sua cidade? Se for paulistano, sentiu alguma mudança depois do lançamento do programa de segurança para os pedestres? Já viu algum carro ser multado? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Leia também

Últimas notícias