Medo de Lula e musa da privatização

Duas matérias publicadas em jornais desta segunda-feira (15) mostram um PSDB atirando para lados diferentes, sem saber se elogia ou faz oposição ao governo federal. Segundo reportagem do jornal Correio […]

Duas matérias publicadas em jornais desta segunda-feira (15) mostram um PSDB atirando para lados diferentes, sem saber se elogia ou faz oposição ao governo federal.

Segundo reportagem do jornal Correio Braziliense, o PSDB está diante de uma “encruzilhada”. Apesar de serem de oposição, parlamentares tucanos teriam manifestado, em reuniões internas, preocupação com críticas ao governo Dilma Rousseff. O motivo do temor? Enfraquecer a presidenta pode levar a militância petista a pedir a volta de Lula em 2014. O deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) até admitiu, ao jornal, a hipótese desse, digamos, efeito colateral.

O ex-presidente seria, na visão desses deputados e senadores, candidato bem mais difícil de ser enfrentado.

A avaliação ganhou fôlego depois da publicação de artigo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na semana passada. Alguns analistas enxergaram justamente esse temor, por ter sugerido que seria desfavorável para o PSDB ter de disputar com o antecessor de Dilma. O tucano considera que a fórmula seria ruim também para Lula.

Musa

Em abril deste ano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) escreveu um artigo  no qual perguntava: “Pra onde vamos?”. Passado alguns meses,nem FHC e nem seu partido PSDB, parecem ter escolhido de vez um rumo para tentar voltar ao poder.

Após três derrotas consecutivas para o PT, em eleições presidenciais (2002, 2006 e 2010) e ainda sem saber quem será candidato, a movimentação pode ter começado a apontar a direção. 

Elena Landau, conhecida como “a musa das privatizações”, voltou a ter cargo de alguma projeção dentro do partido. Segundo o Valor Econômico, ela aceitou convite do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Tasso, na condição de presidente do órgão vinculado ao partido, convidou Elena Landau para ser sua assessora econômica.

Esse regresso pode representar que os tucanos pretendem resgatar seu passado da década de 1990, lembrando das privatizações, para tentar mudar a escrita em 2014.

Quem é Elena Landau

José Serra (PSDB) foi o Ministro do Planejamento de FHC da “privataria”, em 1995/1996, na foto, ele aparece batendo o martelo em leilão, tentando  privatizar a estatal de energia Cesp, ao lado da então diretora de privatização do BNDES, Elena Landau, que depois virou diretora do banco Opportunity, de Daniel Dantas.

O leilão fracassou porque as hidrelétricas são concessões federais que voltariam à União em 2015. Quem comprasse a Cesp poderia ficar sem as usinas ou ter que recomprar a concessão em 2015.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lulae do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias