Manobra interna evita instalação da CPI das remoções no RJ

Protesto contra remoções no Aeroporto Internacional do Galeão (Foto: Movimento Nacional de Luta pela Moradia-RJ) Uma manobra de última hora, logo antes do recesso parlamentar, impediu a abertura da Comissão […]

Protesto contra remoções no Aeroporto Internacional do Galeão (Foto: Movimento Nacional de Luta pela Moradia-RJ)

Uma manobra de última hora, logo antes do recesso parlamentar, impediu a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito das remoções na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A CPI, sugerida pelo vereador Eliomar Coelho (Psol), tem como objetivo investigar as denúncias de remoção forçada de moradores de inúmeras comunidades da cidade, que darão espaço para as obras da Copa e da Olimpíada. 

Depois de conseguir 19 assinaturas (duas a mais que o mínimo necessário) para abrir a CPI, Eliomar protocolou o pedido de abertura da Comissão. Depois disso, quatro vereadores retiraram as assinaturas, tornando a CPI inviável. Os vereadores que desistiram da CPI são: Tânia Bastos (PRB), Carlinhos Mecânico (PPS), Elton Babú (PT), Eduardo Moura (PSC) e Rubens Andrade (PSB).

O vereador Eliomar questiona a decisão da Mesa Diretora da Câmara. Ele afirma que, uma vez que o pedido é apresentado, os vereadores não podem mais retirar suas assinaturas. “Não há dúvidas quanto ao regimento. Eles não têm esta prerrogativa”, afirmou. Eliomar entrou com um recurso contra a decisão, mas a decisão só será tomada depois do recesso parlamentar.