Ilustrações infantis ganham mostra em SP

Ilustração para livro infantil de Eliardo França, tema de exposição em SP (Foto: ©Divulgação) As cores e os desenhos de livros como “Flicts”, do cartunista Ziraldo, marcaram uma geração de […]

Ilustração para livro infantil de Eliardo França, tema de exposição em SP (Foto: ©Divulgação)

As cores e os desenhos de livros como “Flicts”, do cartunista Ziraldo, marcaram uma geração de leitores mirins, que carregaram a paixão pela leitura ao longo da vida. A recuperação dessa memória afetiva parece ser a tônica da exposição gratuita “Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil”, que ficará em cartaz em São Paulo de 12 de julho a 29 de agosto.

Com curadoria de Fernando Vilela, Katia Canton e Odilon Moraes, a mostra visa levar as crianças a imergirem no universo da literatura infantil ilustrada e, ao mesmo tempo, oferecer a jovens e adultos a oportunidade de refletir a respeito da evolução dessa arte ao longo dos anos no Brasil, além de discutir as tendências atuais do setor. Ao todo, quarenta artistas foram convidados para apresentar ilustrações de 58 livros publicados entre 1969 e 2010.

A mostra, que conta com design expográfico da arquiteta Marta Bogéa e do Estúdio Campo, é dividida em duas partes. “Homenagem exibe” uma reconstrução cenográfica de livros de escritores como Ziraldo (autor de Flicts), Eliardo França (O Rei de Quase Tudo), Juarez Machado (Ida e Volta), Eva Furnari (A Bruxinha Atrapalhada) e Angela Lago (Cântico dos Cânticos). Já “Panorama” constitui-se de trabalhos dos principais autores de livros ilustrados no Brasil, incluindo desenhos, esboços, estudos e originais das obras de nomes como Graça Lima, Eva Furnari, Angela Lago, Roger Mello, Nelson Cruz, Marcelo Cipis e Mariana Massarani. O intuito é mostrar as várias possibilidades de experimentação gráfica, incluindo desde colagem e fotografia até bordados, rendas e cordel.

A exposição contará também com bate-papo com os ilustradores Angela Lago e Eliardo Françam oficina de ilustração infantil, de desenho de contraste e de moda e ilustração, leitura de portfólios e curso de confecção de carimbos para ilustração. Um dos cursos mais interessantes será o intitulado ‘Do Papel ao Bordado’, que mostrará criações têxteis inspiradas no clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Informações
De terça a sexta-feira, das 9h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 9h às 20h.
Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000. Belenzinho. São Paulo/SP.
T: (11) 20769700.
Aberta de 12 de julho a 29 de agosto. Grátis.

Leia também

Últimas notícias