CCBB do Rio lembra os 80 anos do sanfoneiro Sivuca

São Paulo – Falecido em 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa (PB), o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, […]

São Paulo – Falecido em 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa (PB), o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, teria completado 80 anos em 2010. Para comemorar a data e relembrar um dos maiores sanfoneiros do mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, organizou uma série de eventos gratuitos, batizada “Sanfoneando – 80 Anos do Mestre Sivuca”, que acontece a partir de 26 e 27 de março, e se estenderá pelos fins de semana seguintes.

A abertura da série ficará por conta de um encontro dos sanfoneiros Cezinha do Acordeon, Fidelis do Acordeon, Marcelo Caldi e Kiko Horta, com participação de Marcelo Mimoso. Eles interpretarão sucessos de Sivuca, como “Feira de Mangaio”, “João e Maria”, “Adeus” e “Maria Fulô”, entre outros. Já nos dias 26 e 27 do mesmo mês, será a vez da Orquestra de Sopros da Pro Arte e Flautistas da Pro Arte, formada por jovens de 18 a 23 anos, que interpretarão outros sucessos do artista, incluindo parcerias com Paulo César Pinheiro, Paulinho Tapajós e Chico Buarque, com novos arranjos de músicos como Carlos Malta, Zeca Assumpção, Caio Senna, Raimundo Nicioli e Bia Paes Leme.

Haverá ainda apresentação de Fábio Luna e Quinteto Sivucordas e do Quinteto Sivuca, e uma plaestra multimídia com a única filha de Sivuca, Flávia de Oliveira Barreto, socióloga, pesquisadora, pós-doutora em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curadora dessa série “Sanfoneando”. A direção é da atriz e cantora Inez Viana e a direção musical de Marcelo Caldi, cantor, pianista, sanfoneiro, arranjador, compositor e integrante dos grupos Quinteto Sivuca, BR-6 e Libertango.

Serviço:

Nos finais de semana a partir de 26 de março, das 18h às 19h30

Área externa do Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66.
Centro.Rio de Janeiro/RJ.

Telefone: (21) 3808-2020

Grátis.