Movimentos sociais definem posição eleitoral em 31 de maio

Um dia antes de as centrais sindicais anunciarem sua plataforma e o apoio a candidatura presidencial, movimentos fazem seu encontro com o mesmo objetivo

Direto de Salvador – Entidades reunidas na Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) prometem definir uma plataforma de propostas para as eleições presidenciais deste ano. No dia 31 de maio, uma Plenária Nacional dos Movimentos Sociais será realizada em São Paulo (SP), um dia depois de evento semelhante convocado pelas seis centrais sindicais reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 A definição da data se deu no Fórum Social Mundial de Porto Alegre (RS). Segundo Lúcia Stumpf, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes e integrante da CMS, o objetivo é unificar pautas e forças para impedir o que consideram risco de retrocessos. “Precisamos não apenas manter as conquistas, mas garantir novas, como a reforma agrária, democratização da mídia e reformas estruturais que coloquem estado como indutor do desenvolvimento nacional”, declarou na mesa Diálogos e Controvérsias entre Atores Sociais e Representante do Governo Brasileiro.

A reunião dos movimentos sociais será integrada à Conferência Naiconal da Classe Trabalhadora (Conclat) em 1º de junho, também na capital paulista.