Salvador recebe Mostra de Cinema Africano

“Francófona” é maior mostra de cinema africano já realizada no Brasil e segue até 4 de novembro

A “Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona: olhares em reconstrução e identidades reinventadas”, aberta ao público, exibirá 50 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, sendo 44 de países da África Francófona e seis da França. Dentro da programação serão realizadas mesas-redondas, lições de cinema e análises.

O evento será realizado em três sedes: na Walter da Silveira, no Museu de Arte Moderna (MAM) e Aliança Francesa.  
  
Aberta dia 27 de outubro com término no dia 4 de novembro, a Francófona já é considerada a maior mostra de cinema africano no Brasil.

“O cinema africano nasceu de maneira tardia, devido aos interditos da colonização francesa, e é marcado pela necessidade de os povos africanos de construírem suas próprias representações de si mesmos, de descolonizar as imagens da África, e pela reconquista do direito a contar suas próprias histórias. A partir daí, surge uma outra África, um outro cinema e uma outra França”, explicou a curadora Amaranta César por meio da assessoria de imprensa.

A programação, que integra o Ano Oficial da França no Brasil, conta também com mesas redondas e duas “Lições de Cinema” com os cineastas africanos Med Hondo e Samba Félix Ndiaye, que exibirão seus filmes na programação.

Serviço:

Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona: olhares em reconstrução e identidades reinventadas

Locais:

Walter da Silveira: Rua General Labatut, 27 – Barris (prédio da Biblioteca Pública Estadual). Tel: (71) 3328-8100

MAM: Av. do Contorno S/Nº – Solar do Unhão. Tel: (71) 3117-6141 /6139

Aliança Francesa– Rua Sete de Setembro, n.º 401 – Ladeira da Barra – Centro – Salvador. Tel: (71) 3336-7599

Entrada Franca

Leia também

Últimas notícias