Índios em ação

Vídeo nas Aldeias lança documentários de realizadores indígenas

Assista à série Vídeo Nas Aldeias: Olhares Indígenas no site oficial ou no canal do projeto no YouTube

O projeto Vídeo nas Aldeias lançou seis documentários que dão um panorama da produção audiovisual de realizadores indígenas brasileiros. Vídeo nas Aldeias: Olhares Indígenas traz histórias tradicionais contadas pelos mais velhos, a relação com os recursos naturais, os intercâmbios culturais e o dia a dia nas comunidades.

A gente luta mas come fruta: trailer (Ashaninka) e Nós e a cidade (Mbya-Guarani) são releituras de filmes anteriores; Bimi: Mestra de Kenes (Hunikui) e Troca de olhares (Hunikui/Ashaninka) são prévias de trabalhos que ainda serão lançados; A história do monstro Kátpy (Kisêdjê) e Kidene: Academia Kuikuro são originais e estão no formato final. Além de serem vendidos na página do projeto, podem ser assistidos pelo YouTube.

O VNA é um projeto de produção de audiovisual indígena criado em 1987 com o objetivo de apoiar as lutas desses povos. Para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, o projeto distribuiu equipamentos de exibição e câmeras de vídeo nessas comunidades, criou também uma rede de distribuição das obras.

A ideia surgiu dentro da organização não-governamental Centro de Trabalho Indigenista, como um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. Filmar e apresentar o vídeo para eles gerou uma mobilização coletiva e a experiência foi levada a outros grupos.

Em 2000, a Vídeo nas Aldeias tornou-se uma ONG independente. Hoje tem uma coleção de mais de 70 filmes e um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil.

Para assistir aos vídeos, acesse www.videonasaldeias.org.br ou http://www.youtube.com/user/VideoNasAldeias. Para ativar as legendas no YouTube, escolha o idioma no menu do canto direito da tela.

Bom filme!