Festival É Tudo Verdade passa por SP a caminho do Rio

Neste ano o festival conta com uma segunda mostra de filmes, a primeira mostra aconteceu em abril

(Foto: Divulgação)

A segunda parte da 14ª edição do É Tudo Verdade, festival internacional de documentários se inicia na primeira semana de setembro. O evento tem entrada franca entre 31 de agosto a 7 de setembro, na Cinemateca Brasileira de São Paulo e de 4 a 12 de setembro, no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.

Um dos homenageados é o cineasta francês Louis Malle (1932-1995) com a projeção de sete produções, destaque para “A Índia Fantasma” (1969) e “Humano Demasiadamente Humano” (1974). “O documentário é o continente submerso da obra de Malle. Só é possível compreender sua verdadeira contribuição para a artecinematográfica conhecendo-se sua originalíssima produção não-ficcional”,  afirma Amir Labaki, fundador
e diretor do festival.

Paulo César Saraceni fará uma entrevista pública para comemorar o cinquentenário do documentário “Arraial do Cabo” (1959), considerado um dos precursores do Cinema Novo, e co-dirigido por ele e Mário Carneiro.

Inédito

Serão lançados dois documentários brasileiros inéditos: “Fordlândia” de Daniel Augusto sobre uma cidade no Pará e “Ecos”, de Pedro Henrique França e Guilherme Manechini, que reconstitui a trajetória de Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, eleito prefeito de Campinas (SP), em 2000, e assassinado em 10 de setembro do ano seguinte, em um crime até hoje não resolvido.

Destaque também para o inédito “Ojos Bien Abiertos” (Olhos Bem Abertos- 2009), do cineasta uruguaio Gonzalo Arijon, sobre uma viagem pena América do Sul e as lideranças esquerdistas, inspirado no livro de Eduardo Galeano “As veias abertas da América Latina”.

Três documentários sobre o passado e o presente do Irã estão no festival. “The Queen and I” (A Rainha e eu, 2008), de Nahid Persson, acompanha o encontro no exílio da viúva do ex-xá do Irã, Farah Diba Pahlevi, e da cineasta, que militou em favor da deposição de Pahlevi mas teve de fugir do país com a ascensão do regime islâmico. “A People in the Shadows” (Um Povo nas Sombras, 2008), de Bani Khoshnoudi, apresenta em quatro capítulos o mosaico ultrafragmentado da Teerã pós-revolucionária. Uma reapresentação especial exibe “Letters to the President” (Cartas ao Presidente, 2008), em que Petr Lom revela os bastidores do primeiro governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Serviço
É Tudo Verdade 2009/Mostras Especiais- 14º Festival Internacional de Documentários
De 31 de agosto a 7 de setembro, na Cinemateca Brasileira em São Paulo
De 4 a 12 de setembro no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro

Mais informações no site

Leia também

Últimas notícias