Melhores fotos de 2008 expostas no RJ

Exposição na Caixa Cultural reúne quase 200 fotos premiadas pela World Press Photo

Oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga em ação de despejo por cancelamento de hipoteca (Foto: Anthony Suau)

Arte, fotografia e jornalismo. A organização holandesa World Press Photo promove anualmente uma das maiores premiações de fotojornalismo do mundo. A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe até 23 de agosto as 196 fotos vencedoras do concurso em 2008. Elas marcaram os noticiários internacionais nas mais diversas áreas: política, economia, esportes, cultura e natureza.

O júri da 52ª edição do concurso selecionou uma foto do norte-americano Anthony Suau como a World Press Photo do ano. Na imagem, feita em março do ano passado e publicada na revista Time, um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga entra em uma casa em Cleverland (Ohio) numa ação de despejo por cancelamento de hipoteca. Para MaryAnne Golon, presidente do júri, “parece uma fotografia clássica de conflito, mas é simplesmente o despejo de pessoas de suas moradias. Agora a guerra, em seu sentido clássico, está dentro da casa das pessoas porque elas não conseguem pagar suas hipotecas”.

Brasileiros em cena
Mulher resiste a ação policial que expulsa ocupantes de terrenos particulares em Manaus. Foto: Luiz Vasconcelos

Nesta edição, o Brasil teve três fotógrafos premiados. Eraldo Peres, da Associated Press, ganhou a Menção Honrosa em Vidas Cotidianas, na categoria Singles com uma foto que mostra várias pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino de Lima, morto na Favela do Coque, no Recife, em janeiro de 2008. Luiz Vasconcelos, da Zuma Press, recebeu a primeira colocação em Notícias Gerais, também na categoria Single, com a emocionante imagem de uma mulher que tenta resistir à polícia que expulsa ocupantes de terrenos particulares em Manaus, no Amazonas. O terceiro brasileiro premiado foi André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, em Artes e Entretendimento, categoria Singles, com a foto do estilista de moda angolano Shunnoz Fiel.

O país também é tema de cinco fotos do mexicano Carlos Cazalis, primeiro colocado em Assuntos Atuais, categoria Série de Fotos, com cenas de moradores de rua dormindo em São Paulo, um deles em frente ao símbolo da elite paulistana, o Jockey Club.

A exposição World Press Photo 2009 deve percorrer 61 cidades de 37 países. A expectativa de visitação é de 2 milhões de pessoas e o Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a receber a mostra.

Em 2008, 5.508 fotógrafos de 124 países inscreveram um total de 96.268 imagens, número recorde de participantes até o momento.

Todos os anos, a mostra vale a pena pela qualidade técnica das imagens, mas principalmente pelas belas e comoventes cenas de felicidades e misérias humanas clicadas ao redor do mundo. E esta edição não é diferente. A entrada é gratuita.

Caixa Cultural RJ 

 

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: de 29 de julho a 23 de agosto
Horário: terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h
Entrada Franca
Tel.: (21) 2544-4080