Ferréz lança o documentário Literatura e Resistência

Autor de Capão Pecado e Manual Prático do Ódio, Ferréz retrata os 11 anos de sua história com depoimentos de amigos e colaboradores

“Vamos distribuir 1.000 cópias para professores. É informação na rua, a preço de pirata e fortificando a nossa autogestão” (Foto: www.ferrez.com.br)

Como o próprio Reginaldo diz: “o nome Ferréz é um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z)”, maneira que encontrou para homenagear os heróis populares brasileiros.

Autor de livros como Capão Pecado, Amanhecer Esmeralda, Manual Prático do Ódio e Ninguém é Inocente em São Paulo (publicados pela Editora Objetiva), dessa vez o empreendedor sócio-cultural da periferia paulistana traz ao público o DVD Literatura e Resistência, um documentário sobre sua trajetória e vida ao longo dos últimos 11 anos. Morador e, porque não, embaixador do Capão Redondo, o título do documentário faz valer na prática o que representa Ferréz, legítimo criador da nova literatura marginal.

O lançamento será no dia 4 de junho, às 20h, no Itaú Cultural, abrindo os trabalhos da quarta edição do Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, que acontece entre os dias 4 e 28 do mesmo mês, reunindo líderes sociais e religiosos, intelectuais, jornalistas, escritores, artistas e pensadores de comunidades brasileiras como, por exemplo, Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo.

 “Informação na rua a preço de pirata”

Num depoimento à Rede Brasil Atual, o escritor explicou  que o documentário conta os 11 anos de sua história sempre pontuada pela participação dos amigos e colaboradores dessa construção, desde a criação do selo 1daSul até a consolidação da Nova Literatura Marginal.

“Significa um grande passo, já que é o primeiro produto artístico nosso mesmo, vem também um livro a 5,00 reais, e o DVD vai ser vendido a 9,90 e vamos distribuir 1.000 cópias para professores. É informação na rua, a preço de pirata e fortificando a nossa autogestão”, diz.

O DVD de 54 minutos acompanha as suas palestras, intervenções e passagens por palcos e projetos, em comunidades no Brasil e na Itália, França, Alemanha, Portugal e Espanha, sempre com foco na literatura. Mostra, ainda, o lançamento de Capão Pecado, sua primeira obra de sucesso, e o trabalho feito na comunidade com a marca de roupa fundada por ele, a 1daSul.

O documentário também traz depoimentos de amigos e parentes, além das participações de Chico César, Preto Ghóez, Lourenço Mutarelli, Lobão e Eduardo (Facção Central). Os extras tratam do processo criativo do autor e conta com videoclipes.

Em seu blog o escritor informou que em breve o filme terá exibições no “Parque Santo Antônio, Biblioteca Êxodus, Grupo Clariô, programa Interferência, Casa do Zezinho, Sarau da Cooperifa e qualquer lugar que alguém colocar uma tela.”

Quando: dia 4 de junho, às 20h Onde: Sala Itaú Cultural, Av. Paulista, 149 – estação Brigadeiro do metrô. Informações: (11) 2168-1776/1777 ou pelo site
www.itaucultural.org.br

Leia também

Últimas notícias