Cor e cinema

A mostra Autocromos Lumière – O tempo da cor, em cartaz até 13 de setembro no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), demonstra a grandeza da invenção dos irmãos com três telas exibindo simultaneamente 17 filmes produzidos para projeção no cinematógrafo

Pela primeira vez chega à América Latina imagens que tiveram origem nos autocromos de Augusto e Louis Limière, engenheiros franceses considerados os pais do cinema. Eles revolucionaram a fotografia ao imprimir cor às imagens captadas utilizando fécula de batata e placas de vidro, em 1903. Oito anos antes, ficaram famosos ao patentear o cinematógrafo, que tornou possível a projeção de filmes.

A mostra Autocromos Lumière – O tempo da cor, em cartaz até 13 de setembro no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), demonstra a grandeza da invenção dos irmãos com três telas exibindo simultaneamente 17 filmes produzidos para projeção no cinematógrafo. Entre as obras estão Banho de Mar e Refeição do Bebê (ambos de 1895), Chegada de Carro (1896), Aquário com Peixes Vermelhos (1897) e Épinal: às Margens do Rio Moselle (1900).

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 4 e R$ 2 (estudantes)

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.