Dia Mundial sem Carro é celebrado em todo o mundo

Discussões sobre formas de mobilidade acontecem em diversas cidades no dia 22 de setembro (Foto: Sxc.hu) No dia 22 de setembro é comemorado, anualmente, o Dia Mundial sem Carro (Car […]

Discussões sobre formas de mobilidade acontecem em diversas cidades no dia 22 de setembro (Foto: Sxc.hu)

No dia 22 de setembro é comemorado, anualmente, o Dia Mundial sem Carro (Car Free Day). Criado em 1997 e primeiramente organizado em cidades europeias, o movimento cresceu e ganha novos adeptos a cada ano. Como é uma iniciativa descentralizada, é difícil contar quantas cidades participam, mas o alcance do movimento é grande.

A ideia do Dia Mundial sem Carro é chamar a atenção dos cidadão – especialmente daqueles que não se separam de seus carros particulares – sobre outros meios de transportes, que podem ser tão ou mais eficazes que os automóveis. Para isso, o instrumento mais comum é o desafio intermodal: diversos meios de transportes ‘competem’ para saber qual deles realiza um determinado trajeto em horário de pico em menos tempo e com menos interferência ambiental. O desafio acontece há anos nas principais capitais brasileiras. Quase sempre o modal vencedor é a bicicleta.

Além disso, acontecem debates para estimular medidas de incentivo aos diferentes modais. Em São Paulo, por exemplo, a Rede Nossa São Paulo organizou a Semana da Mobilidade. Entre hoje e dia 24, vários eventos convidarão à reflexão sobre o uso do espaço público preferencialmente por carros. No Rio de Janeiro, motoristas tiveram a oportunidade de se cadastrar para receber em casa um Bilhete Único com crédito de R$ 10 para ser usado no dia 22. O motorista tem que se comprometer a deixar o carro em casa. Em Belo Horizonte, um passeio ciclístico de 15 quilômetros marcará a data. Diversas outras cidades, grandes ou pequenas, participam de alguma forma desse dia de conscientização. Entre leas estão Osasco, Manaus, Araxá, Cabo Frio e Londrina.