Bacana esse trem

Guia de bares em Minas Gerais

Bares e democracia: para quem prefere gastar o suado dinheiro e beber onde se respeitam a diversidade, as utopias e cantos de Lula livre e Marielle vive

Divulgação
Divulgação
Bar do Té Tebera, no Boa Vista, em Uberaba

Confira a seguir a relação de bares, restaurantes e pontos de encontro e confraternização indicados pelos leitores e amigos da RBA. Pelos links ou telefones fornecidos é possível checar horários de funcionamento, as especialidades e programações, que são de responsabilidade dos próprios estabelecimentos. O guia de bares do estado de Minas Gerais é construído de forma colaborativa.

Conheça também
São Paulo capital
Grande SP, litoral e interior
Estado do Rio
Brasília/Centro-Oeste
Nordeste/Norte
Região Sul

As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Para falar com o Guia, envie mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.


Em Belo Horizonte


A Obra

Bar dançante onde bandas alternativas, independentes e autorais dividem a semana com os melhores DJs da cidade. Música para todos os gostos: rock, pop, black, rap, soul, eletro, 80’s, 90’s, brega. Para refrescar, mais de 80 rótulos de cervejas nacionais e importadas.
Rua Rio Grande do Norte, 1.168, Savassi, (31) 3215-8077.


Armazém do Campo

Assim como em outras capitais do país, o Armazém do Campo de BH oferta mais de 250 itens da agricultura familiar, orgânicos comercializados a preços acessíveis. O espaço abriga ainda apresentações culturais, culinária da terra, feira de artesanato. Cervejas artesanais de primeira animam aquele encontro com os amigos.
Avenida Augusto de Lima, 2.136, Barro Preto, (31) 3267-3005.


Bar 41

Considerado um reduto dos defensores da democracia em BH, é um espaço agradável, com mesas na calçada. Não faltam cerveja gelada, petiscos e salgados gostosos. A diversidade musical e o atendimento carinhoso da família que cuida do espaço são destaque.
Avenida Brasil, 41, Santa Efigênia, (31) 3241-4341.


Bar do Orlando

Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia. E o menu, trivial, lista porção de batatas assadas, torresmo de barriga e linguiça da roça, além de opções diferentes de deliciosos espetinhos. Área externa ideal para apreciar uma boa cerveja gelada.
Rua Alvinópolis, 460, Santa Tereza, (31) 3481-2752.


Bar do Xaxá

Ambiente acolhedor, com mesas na calçada e ótimo atendimento. Os frequentadores elogiam as porções, o preço bem acessível e cerveja sempre gelada.
Avenida Olegário Maciel, 474, Centro, (31) 3273-8024.


Curin Bar

Antiga borracharia, era ponto de encontro dos jornalistas da região do bairro Cachoeirinha, na década de 1960. Em 1982, o Curin Bar começa a alçar novos voos graças aos pratos caprichados. Sempre muito bem classificado nos prêmios da Comida de Boteco, com destaque para o Rabo Quente, prato composto por rabada com polenta e espinafre, para acompanhar a cerveja sempre gelada.
Rua dos Astecas, 2.722, Santa Monica, (31) 2528-1313.


Mi Corazón

Um pub com sotaque e ginga de boteco. Um boteco com pinta e vibe de pub. Assim o DJ e produtor cultural Adair Egídio define o Mi Corazón bar. O espaço idealizado por ele tem na boa música e na diversidade de público um dos seus pontos fortes. Instalado em um histórico casarão de 1965, o Mi Corazón abriu suas portas em outubro de 2017. Decoração irreverente e uma variada carta de drinks, cervejas artesanais e locais.
Rua Sapucaí, 511, Floresta, (31) 98897-7150.


Nada Contra

Um boteco novo com espírito de boteco antigo. Assim se define esse bar que aposta na cultura de balcão, do garçom simpático e na gastronomia das tradicionais estufas de Belo Horizonte com uma variedade de coisas para beliscar e espetar. O espaço é voltado à pesquisa e divulgação dos tesouros perdidos da música brasileira, à música brega, ao romantismo antigo do rádio, aos cantores e cantoras de dor do cotovelo desconhecidos do grande público. Um bar para rir ou chorar de amor com o copo lagoinha na mão e o palito na boca, para ser quem você é ou quem você quiser ser, explicam os proprietários em suas redes sociais.
Rua dos Aimorés, 629, Funcionários, (31) 98988-6857.


Restaurante do Ano

Ambiente descontraído e decoração moderna que se renova constantemente, o lugar é uma ótima opção para quem procura almoçar bem na região da Savassi. Ao longo da semana, o cardápio de comida contemporânea e almoços executivos traz sempre novas sugestões, além de opções de saladas combinadas, sobremesas e uma carta variada de coquetéis, vinhos e cafés. À noite a casa abre para para o happy hour.
Rua Levindo Lopes, 158, Funcionários, (31) 3327-6766.


Santo Boteco

O bar promete comidinhas de “casa de vó” feitas artesanalmente para acariciar o estômago e o coração. O espaço reúne famílias e amigos para um bom papo, com boa música em clima aconchegante. Atendimento elogiado e, no cardápio, destaque para as cervejas artesanais, a bochecha de porco e o bolinho de feijoada.
Rua Viçosa, 448, São Pedro, (31) 2520-3420.


Ursal Bar

Cervejinha, comes, bebes, diversidade, luta, afetos, boa música. O nome do bar já anuncia que o bom humor faz parte do cardápio. No dia da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 8 de novembro de 2019, quem foi ao local vestindo vermelho ganhou uma caipirinha.
Avenida do Contorno, 3.479, Santa Efigênia, (31) 98485-9674.


Em Juiz de Fora


Bar DuChico

Os destaques são a língua de boi, o torresmo e os caldos. Ponto de encontro flamenguista, o bar é muito elogiado pelo ambiente agradável e a cerveja sempre gelada.
Rua Espírito Santo, 1.526, Paineiras(32) 3218-8033 e Rua Olegario Maciel, 1.147, Paineiras,(32) 3218-8033.


Bar do Abud

Especializado em cozinha árabe, é o ponto de encontro dos petistas na cidade. Os preços justos, a qualidade da comida, a cerveja sempre gelada e a simpatia no atendimento são destaques dos frequentadores.
Rua Oswaldo Aranha, 76, São Mateus,(32) 3215-7368.


Em Uberaba


Bar do Té Tebera

Um bar onde amigos se encontram para tomar cerveja gelada acompanhada por amendoim e um bom caldo de mocotó, caldo de feijão branco com frango desfiado, torresmo. Afeto e boa música também fazer parte do cardápio.
Rua Menino José de Almeida 515, Boa Vista, (34) 99645-2992.


Em Varginha


Jardim Elétrico

Garantia de muita música boa, gente bacana, diversão e alegria até altas horas da madrugada. Essa é a promessa do pub que é também uma casa de música com qualidade, diversidade e para todos os gostos: do rock à MPB, do pop ao samba, ao forró. Oferece petiscos e porções variadas, burgers artesanais, pizza na frigideira, drinks e muita cerveja gelada. Área externa para quem quer um conforto a mais.
Rua André dos Réis, 48, Jardim Orlandiajardimeletricobar@gmail.com.


Lokomotiv

Em frente à estação ferroviária, o espaço cultural abriga atividades de música, dança, idiomas, yoga, teatro, ações literárias, além dos eventos no bar. Os clientes definem o lugar como muito agradável e com bom atendimento.
Rua Presidente Alvaro Costa, 234, Centro, (35) 98710-5813.


Maracá

Espaço alternativo de entretenimento, cultura e lazer. Assim as proprietárias, integrantes de grupo de Maracatu, definem o bar. Um ambiente diferenciado, agradável e aconchegante, com boa música. Atendimento e cardápio muito elogiados pelos frequentadores.
Rua Francisco Limborço, 149, Vila Pinto, (35) 99243-4200.