Bares bacanas

Guia de bares de Brasília e Centro-Oeste

Bares e democracia: para quem prefere gastar o suado dinheiro e beber onde se respeitam a diversidade, as utopias e cantos de Lula livre e Marielle vive

Divulgação
Divulgação
Bar Secreto, em Cuiabá

Confira a seguir a relação de bares, restaurantes e pontos de encontro e confraternização indicados pelos leitores e amigos da RBA. Pelos links ou telefones fornecidos é possível checar horários de funcionamento, as especialidades e programações, que são de responsabilidade dos próprios estabelecimentos. Esta edição trará dicas de Brasília e da região Centro-Oeste.

Conheça também
São Paulo capital
Grande SP, litoral e interior
Estado do Rio
Estado de Minas Gerais
Nordeste/Norte
Região Sul

As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.

Para falar com o Guia, envie mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.


Em Brasília


Bar Pôr do Sol

Desde 1997 fazendo a alegria dos universitários, o bar, simples e agradável, tem a cerveja gelada como lema.
CLN 408, Asa Norte, (61) 3039-5032.


Bar e Restaurante Beirute

Espaço ícone da esquerda desde a ditadura. Fundado em 1966, o tradicional bar é um balcão de histórias, afirmam suas redes sociais. As 70 mesas são as mesmas desde a inauguração. Grande parte dos funcionários tem mais de 20 anos de casa. O espaço, “antro” de conspiração de intelectuais, estudantes e artistas a serviço da subversão nos anos de chumbo, ainda guarda esses ares. No cardápio cerveja gelada e comida bem preparada. Em dois endereços.
CLN 107, Bloco D, Loja 19/29, Asa Norte, (61) 3272-0123 e CLS 109, Bloco A, Loja 2, Asa Sul, (61) 3244-1717.


Fulô di Jirimum

Comida nordestina de raiz. Vatapá, acarajé, galinha caipira, buchada de bode, feijão verde com nata, rabada e moqueca. Além do cardápio de qualidade, a decoração remete à região com vasos de mandacaru, cestas de palha, jarros e garrafas de barro. Cerveja gelada e caipirinhas para acompanhar.
Vila Planalto, Acamp. DFL, Sala 1, (61) 3081-0563.


Godofredo

De perfil ativista, político e de respeito a todas as classes, credos, orientações sexuais. Assim os proprietários definem o bar em funcionamento desde 2006 no “Baixo Asa Norte”. Um dos primeiros a oferecer cervejas artesanais nacionais e importadas no Distrito Federal, tem cozinha contemporânea e regional, em espaço aconchegante. A decoração eclética, a boa música, o cardápio e o atendimento são elogiados pelos frequentadores. Artesanato de várias partes do país à venda no bar.
CLN 408, Loja 16, Asa Norte, (61) 3965-6666.


La Rubia

Um café cocktail bar esquizo para uma cidade careta. Assim se define o La Rubia. Coquetelaria com drinks clássicos e autorais, comidas de rua do mundo, e espaço para pole-dance, disco-music. Frequentado por gente feliz, elegante e sincera.
CLN 404, Asa Norte, (61) 3202-1717.


Objeto Encontrado

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um espaço onde a diversidade é acolhida e valorizada. E avisam: “não se trata de um elogio à versatilidade, a recém-eleita qualidade do milênio, mas de compreender que o homem é capaz de cultivar interesses diversos”. Serve desde expressos bem tirados, escutando boa música, a ótimos doces, chás, uísques e drinques Nas paredes, lindas obras da galeria de arte que funciona conjuntamente ao bar e café.
CLN 102, Asa Norte, (61) 3081-8383.


Pardim

O bar mais Lula Livre de Brasília tem cerveja gelada, ótima comida, música de qualidade e preços honestos. Pipoca à vontade e às segunda-feira o Cineclube Jiló na Guela exibe ótimos documentário. Em dois endereços:
CLN 405, Asa Norte, (61) 3273-4041 e CLN 206, Asa Norte.


Tiborna

Um bar com muita originalidade, cerveja gelada e sabor, muito sabor. O caldo de feijão com torresmo e os lanches são de dar água na boca. Destaque para a receita portuguesa de tiborna: uma bruschetta feita com presunto parma e opções de bacalhau ou vegetariana O espaço conta ainda com um subsolo onde rolam saraus e música de qualidade.
CLN 403, Asa Norte, (61) 3327-0328.


Tia Zélia Restaurante

Na charmosíssima Vila Planalto, a gastronomia apurada da Tia Zélia é praticamente um ponto turístico da capital federal. Cozinheira preferida de Luiz Inácio Lula da Silva, Tia Zélia chegou a ir até Curitiba para levar a rabada que o ex-presidente adora. Alto astral e simpatia contagiantes. Os pratos interioranos muito bem feitos são servidos em ambiente agradável, cheio de objetos de época.
Vila Planalto, Acamp. Pacheco Fernandes, (61) 3306-1526.


Vale da Lua

Mesas na calçada, ambiente divertido. Sinto-me em casa! O ótimo atendimento e a excelente comida caseira são destaque. Carta de cervejas especiais, sempre geladas.
CLN 408 Loja 2, BL D, Asa Norte, (61) 98460-3520.


Em Cuiabá (MT)


Bar Secreto

Só entra quem tem senha. E para conseguir a senha, nada de ser machista, racista, homofóbico, transfóbico, misógino, xenófobo, “de direita”, bolsonarista. Especializado em cervejas artesanais da Dialektisch e comidinhas saborosas, o bar é essencialmente um espaço político, ponto de encontro entre amigos e militantes de esquerda que possam falar o que pensam, debater ideias e ações sem serem incomodados. Por isso, só libera a entrada dos indicados depois de checadas as “credenciais”. Foi idealizado pelo professor universitário aposentado, Carlos Roberto Sanches, e pela professora e doutora em História, Cristiana Vasconcelos, que está à frente da cozinha. Eventos especiais mensais marcam os dias de funcionamento do Secreto: como o de abertura, que contou com receitas mexicanas. Na sexta-feira 13 de dezembro, a vez da culinária nordestina, “a culinária do povo que resiste”, avisa o bar, com opções também de pratos argentinos, venezuelanos, chilenos, lembrando a luta política desses povos em toda a América Latina. É a festa Pátria Livre.
Se não for indicado, mas tem certeza que atende às premissas para fazer parte de uma noite no Secreto, tente uma vaga pelo cristianadevascon@hotmail.com.