Emergência global

COP26: recursos para adaptação climática precisam aumentar

Segundo relatório, investimentos necessários para iniciativas de adaptação nos países em desenvolvimento são de cinco a 10 vezes maiores do que os fluxos financeiros atuais

arquivo/ebc
arquivo/ebc
Cerca de 79% dos países adotaram pelo menos um instrumento de planejamento de adaptação em nível nacional

São Paulo – Em meio às conversas da última rodada de negociações sobre o clima na COP26, em Glasgow, novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) pediu esforços urgentes para aumentar o financiamento e a implementação de ações destinadas à adaptação climática. De acordo com o Relatório sobre a Lacuna de Adaptação 2021: The Gathering Storm , enquanto a elaboração de políticas e o planejamento estão crescendo na área de adaptação em relação às mudanças climáticas, o financiamento e a implementação ainda estão muito atrás de onde deveriam estar hoje.

“Mesmo que fôssemos ‘desligar a torneira’ das emissões de gases de efeito estufa hoje, os impactos das mudanças climáticas estariam conosco por muitas décadas. Precisamos ser mais ambiciosos para o financiamento e implementação de medidas de adaptação que possam reduzir significativamente os danos e perdas causados pelas mudanças climáticas. E precisamos disso agora”, disse Inger Andersen, diretora executiva do Pnuma.

Avanços insuficientes

O relatório sustenta que os recursos voltados para países em desenvolvimento para planejamento e implementação de medidas de mitigação e adaptação atingiram US$ 79,6 bilhões em 2019. Mas os custos necessários para a adaptação nestes países seriam de cinco a 10 vezes maiores.

Os pacotes de estímulo à recuperação após o ponto crítico da pandemia de covid-19 também estão se tornando uma oportunidade perdida, já que poderiam ter como um de seus objetivos o financiamento de medidas adaptativas. Contudo, menos de um terço dos 66 países estudaram medidas devidamente financiadas para enfrentar os riscos climáticos até junho de 2021.

Pelo lado positivo, a adaptação às mudanças climáticas está cada vez mais inserida na política e no planejamento. Cerca de 79% dos países adotaram pelo menos um instrumento de planejamento de adaptação em nível nacional – aumento de 7% em relação a 2020.