COP26

‘Nossas vidas estão em jogo’, gritam jovens ativistas nas ruas de Glasgow

Milhares de jovens ativistas tomaram as ruas da capital escocesa nesta sexta-feira (5), que sedia a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas. Eles reivindicam ações urgentes e não promessas

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Manifestação nas ruas de Glasgow nesta quinta-feira

São Paulo – Milhares de jovens ativistas marcharam hoje (5) pelas ruas de Glasgow, onde desde domingo (31) ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). A marcha pedia aos líderes mundiais reunidos na capital escocesa a implementação de ações urgentes contra as mudanças climáticas. A conferencia vai até o próximo dia 12.

Ao longo dessa semana ocorreram debates, discursos e promessas sobre como eliminar o uso de carvão e reduzir as emissões de gás metano, de efeito estufa, e o desmatamento.

Essas promessas, porém, não agradam ativistas. Afinal, são apresentadas por grupos formados por empresários filantropos e outros voluntários. Já os governos dos países que são os maiores poluidores apresentam propostas cujos resultados só seriam alcançados em muito longo prazo. “Estamos em um desastre que está acontecendo todos os dias”, disse à Agência Reuters a ativista Vanessa Nakate, sobre a vida em seu país natal, Uganda. A nação africana enfrenta as mudanças climáticas mais rápidas do mundo. “Não podemos ficar calados sobre a questão climática.”

‘COP26 é um fracasso’

Muitos dos manifestantes e lideranças também cobraram mudanças estruturais na política. É o caso de mulheres e homens indígenas da Amazônia, que pediram o fim de projetos de mineração e exploração petrolíferas na região. “Isso é bom para todos nós, para os povos indígenas e para o mundo”, disse Edivan Guajajara.

Para a ativista sueca Greta Thunberg, a COP26 está sendo um fracasso, já que os líderes do norte global parecem estar lutando para manter a situação como está.

“Muitos estão perguntando o que é necessário para as pessoas no poder acordarem. Mas sejamos claros – eles já estão acordados. Eles sabem exatamente o que estão fazendo. Eles sabem exatamente quais valores inestimáveis estão sacrificando para manter os negócios normalmente”, disse em seu discurso Greta Thunberg.

Em um dos debates hoje, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse que os países estão longe de alcançar os objetivos necessários. “Não devemos declarar vitória aqui”, disse. Al Gore compartilhou o Prêmio Nobel da Paz de 2007 por seu trabalho informando o mundo sobre a mudança climática. “Sabemos que progredimos, mas estamos longe dos objetivos que precisamos alcançar”, criticou.

As negociações na COP26 visam garantir acordos suficientes para cortar as emissões de gases de efeito estufa, principalmente de combustíveis fósseis, o suficiente para manter o aumento da temperatura média global para 1,5 graus Celsius.

Segundo os cientistas, se isso não for feito, as intensas tempestades, ondas de calor, secas e inundações que ocorrem atualmente poderão se tornar catastróficas e irreversíveis.

Redação: Cida de Oliveira


Leia também


Últimas notícias