COP26: Manifestantes pedem #ForaBolsonaro nas ruas de Glasgow

Em marcha na capital escocesa, que sedia a conferência da ONU, manifestantes pediram a saída do presidente brasileiro. E disseram que não aceitam mais promessas dos governos. Querem ações

Oliver Kornblihtt - Midia Ninja
Oliver Kornblihtt - Midia Ninja
Manifestantes voltaram a marchar sobre as ruas de Glasgow pedindo ações urgentes contra as mudanças climáticas

São Paulo – O #ForaBolsonaro foi um dos slogans de milhares de manifestantes que marcharam neste sábado (6) pelas ruas de Glasgow, anfitriã da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26.

“Fora Bolsonaro genocida!”, gritavam, fazendo coro aos representantes da Aliança Global de Comunidades Territ´oriais durante marcha no dia global pelo clima, na capital escocesa.

Houve manifestações em diversas outras cidades, em vários países, neste dia global de ações pelo clima. Em todas elas, estudantes, representantes de povos inígenas, ativistas de todas as idades – muitos deles com filhos pequenos e empurrando carrinhos de bebês – carregavam faixas e cartazes pedindo ações urgentes contra o aquecimento global e suas consequências catastróficas. Mas nenhuma juntou a multidão que a marcha da capital escocesa, apesar do frio intenso.

“Estamos aqui na marcha trazendo mais uma vez a voz indígena sobre as mudanças climáticas. Estamos em busca de justiça, daquilo que é necessário, como a questão da demarcação, o respeito ao povo indígena do nosso país”, disse Alberto Terena, coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Situação ambiental

A liderança ressaltou a necessidade de que o governo brasileiro observe, mais do que nunca, a situação ambiental no país. “As queimadas, a destruição das florestas, dos rios. Nós estamos na linha de frente, moramos na floresta e temos de lutar por toda forma de justiça”, disse, enquanto marchava com a multidão.

Do alto de um palco, a coordenadora da Apib, Sonia Guajajara falou aos manifestantes. “Nos estamos aqui para dizer que estamos cansados de acordos. Queremos que acordem para o papel que nós, povos indígenas contribuímos com toda a humanidade”, destacou.

A apenas alguns quarteirões da passeata, seguiam as reuniões e debates da COP26. Entre eles, sobre a influência do aquecimento global sobre a segurança alimentar.

Nesta primeira semana de conferência, delegações dos países discutiram propostas para um acordo a ser anunciado no final da conferência, no próximo dia 12. Foram apresentadas promessas para eliminar o uso do carvão, reduzir as emissões do potente gás metano causador do efeito estufa e o desmatamento. Lideranças empresariais e do ramo financeiro se comprometeram a aumentar seus investimentos em soluções.

Redação: Cida de Oliveira